Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTomazelli, Gilberto Luiz-
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:41Z-
dc.date.available2009-07-29-
dc.date.issued2008-01-10-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/724-
dc.description.resumoTrata-se de uma investigação bibliográfica sobre os dois primeiros livros do Emílio ou da educação de Jean Jacques Rousseau, com apoio em parte da literatura secundária que trata do tema. Tem por finalidade oferecer, no primeiro capítulo, algumas informações sobre o contexto histórico no qual se insere o pensamento de Rousseau, tomando como referência os conceitos de iluminismo, infância e educação. No segundo capítulo, apresenta uma visão panorâmica dos dois primeiros livros do Emílio, com o intuito de preparar a discussão sobre o problema de investigação a ser tratado no terceiro e último capítulo do trabalho, os quais consistem em analisar a tensão que se estabelece entre as necessidades da criança e os cuidados do adulto. O projeto de educação natural e o conceito de infância dele decorrente estão profundamente vinculados à compreensão rousseauniana da necessidade infantil e do modo como o adulto deve exercer seus cuidados para auxiliar na satisfação de tais necessidades. A criança não deve ser escravizada pelo adulto e, ao mesmo tempo, não escravizá-la denota o fato de que Rousseau pensa a relação pedagógica entre criança e adulto não como duas posições extremas, o espontaneísmo e o autoritarismo. Toma, neste contexto, a educação pelas coisas como referência normativa básica da educação infantil e atribui ao adulto o papel de facilitar o contato da criança com a natureza, concebida no âmbito do projeto da educação natural como a grande professorapor
dc.description.abstractThis is a bibliographical investigation about the two first books of Emílio ou da educação writing for Emilio Jean Jacques Rousseau with the support of the secondary literature that deals of the subject. It has for purpose to offer, in the first chapter, some information on the historical context in which if it inserts the thought of Rousseau, taking as reference the concepts of enlightenment, infancy and education. The second chapter presents a panoramic vision of two first books of Emilio to prepare the discussion on the inquiry problem. The third and last chapter of the work analyzes the tension that if establishes between the necessities of the child and the cares of the adult. The project of natural education and the concept of infancy are deeply tied with the rousseauniana comprehension of infantile necessity and the way as the adult must exert its cares to assist in the satisfaction of such necessities. The child does not have to be enslaved by the adult and at the same time not to enslave it. This denotes the fact of that Rousseau thinks the pedagogical relation between child and adult searching to escape two extreme positions, unstudied and the authoritarianism. In this context, it takes the education for the things as basic normative reference of the infantile education and attributes to the adult the paper to facilitate the contact of the child with the nature, conceived in the scope of the project of the natural education directed infancy, as the great teachereng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008GilbertoLuizTomazelli.pdf: 1665941 bytes, checksum: c88e6529e56058b0ba4d98734289354b (MD5) Previous issue date: 2008-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques - 1712-1778por
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectEducation-Philosophyeng
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques - 1712-1778eng
dc.subjectEducation of childreneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação natural e infância segundo Jean Jacques Rousseaupor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.