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dc.creatorBrezolin, João Mário Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941106852092853por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:40Z-
dc.date.available2012-05-04-
dc.date.issued2011-08-30-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/717-
dc.description.resumoA compreensão dos conceitos sobre Redes de Computadores é fundamental para os alunos que desejam compreender as tecnologias da informação. A transposição didática desses conhecimentos é uma tarefa complexa, que exige de alunos e professores comprometimento no processo pedagógico. Do discente exige-se o desenvolvimento da capacidade de abstração, do raciocínio lógico, e do professor, a elaboração de estratégias que permitam auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos assim como possibilitem avaliá-lo. Nesse contexto, esta pesquisa propôs-se a investigar as contribuições do uso de mapas conceituais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina Rede de Computadores, com base na fundamentação teórica de Vygotsky, Ausubel, Novak, Johnson-Laird e Levy. Participaram do estudo os acadêmicos dessa disciplina, do Curso Superior em Sistemas para a Internet do IFSUL, Campus Passo Fundo. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e, o seu corpus foi constituído de mapas conceituais elaborados pelos alunos, questionários e registros das observações das atividades realizadas em sala de aula. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se observar as potencialidades desta tecnologia, uma vez que atua como um importante instrumento de avaliação, autorregulação e compartilhamento do conhecimento. Seja pelo enfoque da Aprendizagem Significativa, seja da teoria histórico-cultural ou dos modelos mentais, revelou indícios dos processos realizados pelos discentes na construção individual e coletiva do conhecimento, mostrando-se profícua como estratégia de avaliação. Pelo viés do discente, mostra-se como um importante recurso para a organização e partilha dos conhecimentos elaborados, potencializando os processos de construção coletiva. Além disso, progressivamente, capacita o discente, torna-o mais autônomo, protagonista do seu processo individual de conhecimentopor
dc.description.abstractThe understanding of the concepts on Computers Networks is fundamental to students who wish to understand information technologies. The didactic transposition of this knowledge is a complex task that demands commitment from students and teachers in the pedagogical process. The development of the abstraction capacity and of the logic reasoning is demanded from the student. From the teacher, it is demanded the development of strategies that can help in the learning process of the students as well as the development of evaluation strategies. In this context, this research investigates the contributions of the use of conceptual maps as a teaching and learning strategy in the subject of Computer Networks, with the theoretical foundation of Vygostky, Ausubel, Novak, Johnson-Laird, and Levy. The academics of that subject of the Internet Systems graduation course from IFSUL, Passo Fundo, participated of this study. The research had a qualitative approach and its body was made up of concept maps prepared by students, questionnaires and records the observations of the activities in the classroom. Based in the results of the research, the potentiality of this technology which acts as an important evaluation instrument, self-regulation, and knowledge sharing was observed. Under the focus of Meaningful Learning as well as the Historical and Cultural Theory or of the Mental Modules, it revealed traces of the processes performed by the students in the individual and collective building of knowledge, proving itself useful as an evaluation strategy. Through the point of view of the student, it is an important resource for the organization and sharing of the elaborated knowledge, enhancing the processes of collective construction. Moreover, it progressively enables the student, i.e., makes them more autonomous, protagonists of their own individual process of knowledgeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011JoaoMarioLopesBrezolin.pdf: 4190713 bytes, checksum: b022c66c50c3bd79044ab26d86a68577 (MD5) Previous issue date: 2011-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTeoria do aprendizado computacional - Passo Fundo (RS)por
dc.subjectRedes de computadorespor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectComputational learning theory - Passo Fundo (Brazil)eng
dc.subjectComputer networkseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadorespor
dc.typeDissertaçãopor
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