| ???jsp.display-item.social.title??? |     | 
Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/715| ???metadata.dc.type???: | Dissertação | 
| Title: | Problemas de aprendizagem na escola : concepções, percepções e indicações pedagógicas | 
| ???metadata.dc.creator???: | Sunti, Loreni Renita Telles  | 
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Mühl, Eldon Henrique | 
| ???metadata.dc.description.resumo???: | O tema abordado nesta dissertação trata de uma questão que se apresenta como um dos grandes desafios nas práticas pedagógicas diárias nas escolas no Brasil: a dificuldade de aprendizagem. Pretende-se identificar o que são dificuldades de aprendizagem e que recursos podem ser utilizados na busca de soluções pedagógicas que promovam a melhoria da aprendizagem em indivíduos que apresentam dificuldades relacionadas aos processos pedagógicos. Além disso, busca-se apontar atividades que motivem os alunos nas áreas ou disciplinas que os bloqueiam ou dificultam a aprendizagem no sentido de sua superação. Para tanto, a fim de alcançar os objetivos propostos, este trabalho aborda, inicialmente, as dificuldades de aprendizagem e sua relação com o fracasso escolar, enfatizando, em seguida, os comportamentos problemáticos e o desafio da aprendizagem, apontando, por fim, para possíveis alternativas pedagógicas para amenizar ou superar as dificuldades de aprendizagem. A análise do referencial teórico consultado indica que o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem de forma adequada do ponto de vista pedagógico nos anos iniciais não só é necessária para que se evitem problemas posteriores da educação da criança, como possibilita o enriquecimento do processo educativo e o desenvolvimento da capacidade criativa, tanto do aluno como do educador. Ademais, o estudo aponta que existem hoje recursos teóricos e metodológicos que podem contribuir para a superação de grande parte das dificuldades de aprendizagem, observando-se, porém, que tais soluções dependem de iniciativas conjuntas de professores, pais, responsáveis e gestores da educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com consulta em livros da área de educação e psicologia e em artigos científicos disponíveis na internet sobre o assunto em questão As análises iniciaram com textos de Vigotsky, Baquero, Wallon, Correia, Piaget, entre outros autores de referência. O estudo não se debruçou sobre uma teoria específica e, sim, sobre as principais concepções acerca de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, buscando esclarecer os fatores que determinam tais dificuldades e as proposições pedagógicas indicadas para o enfrentamento dos problemas no contexto escolar | 
| Keywords: | Crianças com distúrbios da aprendizagem Construtivismo (Educação) Psicologia da aprendizagem Learning disabled children Constructivism (Education) Learning, Psychology of | 
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| ???metadata.dc.language???: | por | 
| ???metadata.dc.publisher.country???: | |
| Publisher: | |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação | 
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/715 | 
| Issue Date: | 14-Mar-2011 | 
| Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| 2011LoreniRenitaTellesSunti.pdf | 495.66 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? | 
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
				 
       	 
				