Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/715
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Problemas de aprendizagem na escola : concepções, percepções e indicações pedagógicas
???metadata.dc.creator???: Sunti, Loreni Renita Telles 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: O tema abordado nesta dissertação trata de uma questão que se apresenta como um dos grandes desafios nas práticas pedagógicas diárias nas escolas no Brasil: a dificuldade de aprendizagem. Pretende-se identificar o que são dificuldades de aprendizagem e que recursos podem ser utilizados na busca de soluções pedagógicas que promovam a melhoria da aprendizagem em indivíduos que apresentam dificuldades relacionadas aos processos pedagógicos. Além disso, busca-se apontar atividades que motivem os alunos nas áreas ou disciplinas que os bloqueiam ou dificultam a aprendizagem no sentido de sua superação. Para tanto, a fim de alcançar os objetivos propostos, este trabalho aborda, inicialmente, as dificuldades de aprendizagem e sua relação com o fracasso escolar, enfatizando, em seguida, os comportamentos problemáticos e o desafio da aprendizagem, apontando, por fim, para possíveis alternativas pedagógicas para amenizar ou superar as dificuldades de aprendizagem. A análise do referencial teórico consultado indica que o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem de forma adequada do ponto de vista pedagógico nos anos iniciais não só é necessária para que se evitem problemas posteriores da educação da criança, como possibilita o enriquecimento do processo educativo e o desenvolvimento da capacidade criativa, tanto do aluno como do educador. Ademais, o estudo aponta que existem hoje recursos teóricos e metodológicos que podem contribuir para a superação de grande parte das dificuldades de aprendizagem, observando-se, porém, que tais soluções dependem de iniciativas conjuntas de professores, pais, responsáveis e gestores da educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com consulta em livros da área de educação e psicologia e em artigos científicos disponíveis na internet sobre o assunto em questão As análises iniciaram com textos de Vigotsky, Baquero, Wallon, Correia, Piaget, entre outros autores de referência. O estudo não se debruçou sobre uma teoria específica e, sim, sobre as principais concepções acerca de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, buscando esclarecer os fatores que determinam tais dificuldades e as proposições pedagógicas indicadas para o enfrentamento dos problemas no contexto escolar
Keywords: Crianças com distúrbios da aprendizagem
Construtivismo (Educação)
Psicologia da aprendizagem
Learning disabled children
Constructivism (Education)
Learning, Psychology of
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/715
Issue Date: 14-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.