Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCover, Ivania-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7133600161545592por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:40Z-
dc.date.available2012-04-23-
dc.date.issued2011-08-16-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/714-
dc.description.resumoA educação dimensiona-se pelos fins que a orientam e pelo sentido atribuído à ação pedagógica que desenvolve. O presente trabalho objetiva esclarecer em que termos a educação instrumentalizada e dirigida prioritariamente ao mercado diferencia-se quanto ao sentido e à finalidade da educação proposta por Paulo Freire e, além disso, investigar quais são as relações pedagógicas que podem contribuir para a definição dos fins e do sentido da educação na perspectiva emancipadora. De caráter bibliográfico, com prioridade para as obras de Paulo Freire, a pesquisa se constitui pelo diálogo crítico reconstrutivo, que acontece também com as contribuições de autores como Gilberto Velho, José Eustáquio Romão, Carlos Rodrigues Brandão, Valter Esteves Garcia e Benno Sander. O texto parte da crítica à tendência atual de estabelecer, como fins prioritários da educação, a adequação ao mercado, o que implica torná-la um instrumento de manutenção e reprodução das relações opressoras e antidialógicas, em termos adotados por Freire, como uma educação bancária. Em contraposição, analisa-se o sentido de educação proposto por Freire, amparando-se na tese de que a educação é um ato político, que sempre mantém um potencial capaz de contribuir de forma decisiva para o processo de emancipação do homem, sustentado nos princípios pedagógicos do diálogo e da conscientização. Por fim, procura-se reconstruir criticamente indicativos que orientem a educação emancipadora que compreenda o homem como um ser consciente de sua inconclusão e vocacionado para ser mais. A investigação reforça, por fim, a tese de que a educação deve ter como principal finalidade a emancipação dos indivíduos e que a obtenção de tal sentido depende de uma prática pedagógica que considera cada ser humano como sujeito capaz de agir e transformar o mundopor
dc.description.abstractThe education can be sized up by the purposes that guides it and by the means attributed to the pedagogical action developed. This study aims to explain in what terms the instrumental education and the education guided to the market differentiates itself as the sense and the aims from the education proposed by Paulo Freire and, beyond this, to investigate which are the pedagogical relations that can contribute to define the aims and the sense of education in an emancipated perspective. The bibliographic character gives priority to texts from Paulo Freire, the research constitutes itself by reconstructive and critic dialogue that also happens with the contributes of authors like Gilberto Velho, José Eustáquio Romão, Carlos Rodrigues Brandão, Valter Esteves Garcia and Benno Sander. The text comes from the criticize to the current tendency to establish as priority aims to education the appropriation to the market, what implicates take it as an instrument of maintenance and reproduction of oppressor and anti dialogical relations, in terms adopted by Freire as a bank education. In contraposition, the sense of education proposed by Freire is analyzed supporting itself in the thesis that the education is a political act, that always maintain a potential capable to contribute in a decisive way to the process to emancipation of a man, supported in pedagogical principles of dialogue and consciousness. Finally, it looks for to reconstruct critically indicatives that guide the emancipated education that understand the man as a human being conscious of his/her in not concluded and that he/she has vocation to be more. At the end, this investigation reinforces the thesis that the education has to have as main aim the emancipate of individuals and that the obtaining this sense depends on of a pedagogical practice that consider each human being as a subject capable to act and to change the worldeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011IvaniaCover.pdf: 949520 bytes, checksum: 4c3f5f77540b053ac89c56827c3fec7d (MD5) Previous issue date: 2011-08-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivospor
dc.subjectEducation - Philosophyeng
dc.subjectCritical pedagogyeng
dc.subjectEducation - Aims and objectiveseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e emancipação : crítica aos fins e ao sentido da educação atual na perspectiva das contribuições freirianaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2011IvaniaCover.pdf927.27 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.