Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMagri, Cledir Assisio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5006100599482405por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:40Z-
dc.date.available2012-04-23-
dc.date.issued2010-10-06-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/713-
dc.description.resumoEste estudo analisa a temática da Educação em Direitos Humanos a partir do pensamento de Paulo Freire. Todo o esforço está na busca de localizar no construto teórico de Freire, em especial na Pedagogia do Oprimido, como este autor contribui para a construção de uma cultura para os Direitos Humanos, partindo do pressuposto de uma educação em Direitos Humanos. Em cada um dos momentos da pesquisa concentramos os esforços objetivando perceber a articulação existente entre a temática dos Direitos Humanos com o pensamento de Paulo Freire. Mesmo conscientes da complexidade do tema, desafiamo-nos a elucidar um conjunto de aspectos em vista de "responder" a questão central desta pesquisa exposta na introdução. Acreditamos que o resultado deste trabalho, mesmo com suas limitações, poderá contribuir para o fortalecimento da construção de uma cultura para a vivência dos Direitos Humanos, tendo a educação papel primordial, sendo ela libertadora e problematizadora, como nos propõe Paulo Freire. A educação problematizadora proposta por Freire, a partir da sua metodologia primando no processo de ensino-aprendizagem e a partir da realidade do sujeito, leva refletir sobre a realidade na qual o sujeito do processo está envolvido, buscando superar as situações de violação de direitos humanos. A educação problematizadora, pelo seu caráter político, possibilita o compromisso com a prática dos direitos humanos. Trata-se de pensar a educação como importante ferramenta de organização, transformação social onde todos tenham os mesmos direitos. Temos consciência de que se trata de uma pesquisa que nos possibilita diferentes situações, mas o fundamental é a clareza e o compromisso com o tema dos Direitos Humanos, temática esta muito em voga na conjuntura atual e que diuturnamente precisamos buscar a sua garantia, a promoção de e a proteção a todas as pessoaspor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010CledirAssisioMagri.pdf: 772407 bytes, checksum: 9a48772e84e7a81cdef026f6d0c1a87f (MD5) Previous issue date: 2010-10-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectDireitos humanos - Educaçãopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectHuman rightseng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação em Direitos Humanos : uma abordagem a partir de Paulo Freirepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010CledirAssisioMagri.pdf754.3 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.