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dc.creatorCarpenedo, Vera Danair-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2959189120532804por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:39Z-
dc.date.available2012-03-27-
dc.date.issued2011-09-06-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/709-
dc.description.resumoA dissertação "Políticas de educação indígenas: uma proposta de educação diferenciada para a reserva da Serrinha/RS 2009-2011" é resultante de um estudo da educação na reserva indígena de Serrinha que engloba os atuais municípios de Engenho Velho, Ronda Alta e Constantina, localizados ao norte do Rio Grande do Sul. Os índios caingangues retomaram essa reserva recentemente e estão organizando, entre outras coisas, a educação escolar, objeto do presente estudo. O objetivo geral da pesquisa é fazer um estudo de como está a educação nas escolas que atendem aos indígenas e desenvolver reflexões que possam contribuir para uma gestão diferenciada e democrática. A investigação procurou dar conta de como as escolas da reserva estão desenvolvendo o trabalho em sala de aula e de como está sendo desenvolvida a gestão da educação indígena no quadro das diretrizes educacionais de uma educação diferenciada, bilíngue e intercultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em cinco escolas da reserva. A metodologia apoiou-se na produção bibliográfica sobre a história, cultura e educação indígena, na legislação que fundamenta a educação indígena diferenciada, intercultural e bilíngüe e na pesquisa etnográfica, envolvendo entrevistas semi-estruturadas com professores, lideranças indígenas e gestores educacionais, histórias de vida relatadas por indígenas e observação participante no cotidiano indígena (reuniões, festas), registradas no diário de campo. O estudo contempla uma análise das políticas indigenistas tuteladas, com destaque para a atuação do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI); do Estatuto do Índio, da diversidade cultural e da educação indígena no Brasil, na Constituição de 1988 e na LDB de 1996. Aborda-se, ainda, a história da reserva de Serrinha, localização, desenvolvimento, retomada das terras pelos índios, organização da educação escolar, caracterização das escolas pesquisadas, especificidades da cultura e da educação indígena. É feita, também, uma apreciação sobre o modo como a educação diferenciada, bilíngue e intercultural, prevista pela legislação, está ocorrendo nas escolas da área indígena de Serrinha. Nessa discussão, aprofundam-se os fundamentos necessários para assegurar uma gestão das escolas e da educação indígena que atenda a sua complexidade. Analisam-se alguns conceitos, como o de escola cidadã, o sentido da escola para os indígenas e a fragmentação das ações educativas que dificultam um trabalho articulado e emancipador. Por fim, discutem-se as possibilidades de uma educação indígena integral. Desenvolvida a pesquisa, conclui-se que persistem inúmeros desafios nas escolas da reserva para efetivar uma educação diferenciada, bilíngue e intercultural. Esses desafios passam por uma reestruturação da gestão, qualificação de professores, produção de materiais adequados e participação mais intensa e sistemática dos alunospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011VeraDanairCarpenedo.pdf: 1401291 bytes, checksum: 61a6901462c77d0688e0e2ac8399acd3 (MD5) Previous issue date: 2011-09-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÍndios Kaingangpor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectReservas indígenas - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectKaingang indianseng
dc.subjectMulticultural educationeng
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectIndian reservations - Rio Grande do Sul (Brazil)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titlePolíticas de educação diferenciada : um estudo das escolas indígenas na reserva de Serrinha-RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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