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dc.creatorSotille, Suellen Spinello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6375086219913518por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:39Z-
dc.date.available2012-03-26-
dc.date.issued2011-09-08-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/708-
dc.description.resumoA pesquisa apresentada nesta dissertação busca dar resposta, com base em um conjunto de reflexões teóricas e atividades práticas, à problemática das possíveis diferenças de utilização das tecnologias dentro e fora da escola e do potencial de cada uma para processos de aprendizagem. Assim, iniciou-se pelo desenvolvimento da revisão de literatura, tendo como objetivo principal construir um aporte teórico de definições dos conceitos envolvidos nessas temáticas. Com base nisso, tornou-se possível delinear traços importantes sobre as potencialidades das tecnologias e o processo de aprendizado nesta sociedade, na qual aprender passou a ser condição essencial de sobrevivência. Estabeleceram-se as categorias de análise do estudo e uma proposta metodológica para uma pesquisa qualitativo-exploratória, tendo como público-alvo os nativos digitais, indivíduos que já nasceram com a presença das tecnologias e a utilizam frequentemente para as mais variadas atividades. Neste estudo, trabalhou-se com os alunos do 2° ano do Centro de Ensino Médio da Fundação Universidade de Passo Fundo e com os estagiários do Projeto Mutirão pela Inclusão Digital, acadêmicos de cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo, no período de outubro de 2010 a abril de 2011, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista, protocolo de observação em sala de aula e registro das atividades. Após a realização do processo de coleta dos dados, foram efetivados os procedimentos de análise, com os quais foi possível concluir que a utilização da tecnologia é diferente dentro e fora da escola e que as potencialidades da tecnologia para o processo de aprendizagem apenas é observado na utilização fora do ambiente escolarpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011SuellenSpinelloSotille.pdf: 1172102 bytes, checksum: daeaf7ce4df50f2511d25c53405f6777 (MD5) Previous issue date: 2011-09-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectCapacidade de aprendizagempor
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspor
dc.subjectPesquisa educacionalpor
dc.subjectEscolas - Passo Fundo (RS) - Estudo de casospor
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectLearning abilityeng
dc.subjectEducation - Effect of technological innovations oneng
dc.subjectEducation - Researcheng
dc.subjectSchools - Passo Fundo (Brazil)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleEscola, aprendizagem e tecnologias de rede : relações, inconsistências e potencialidadespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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