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dc.creatorBaseggio, Denice Bortolin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0957554370790737por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:39Z-
dc.date.available2012-02-23-
dc.date.issued2011-10-01-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/704-
dc.description.resumoEste trabalho insere-se na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS. Na pesquisa Sujeito Adulto Universitário: o papel das emoções no processo de aprendizagem, são abordados os aspectos que caracterizam o sujeito adulto na atualidade, o contexto universitário e o papel das emoções no aprendizado. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, por meio das referências oferecidas pelos estudos em narrativas, apresentadas por Larrosa (2002), entre outros autores. Conjugadas com o método psicanalítico, as narrativas são construídas para dar sentido à experiência humana e organizá-la temporalmente. O ato de narrar permite ao sujeito interpretar sua vida e criar uma significação pessoal para eventos vivenciados, constituindo um lugar para si nesse mundo. O corpus da pesquisa foi constituído de narrativas produzidas pela professora e pesquisadora e analisado com base na teoria psicanalítica, cujos autores, entre outros, destacam-se: Freud, Winnicott, Bolwby, Bleichamar. Foram analisadas três situações que revelavam aspectos sobre a dificuldade de aprendizagem que adultos tinham, apesar de estarem em condições plenas de desenvolvimento de suas capacidades físicas e emocionais. Através das três categorias analisadas identificação, transferência e investimento, verificou-se que a caracterização do sujeito adulto se difere da apresentada pela literatura presente na pesquisa, pois o contexto universitário passa por significativas transformações, em decorrência, em especial, da tecnologia, do acesso facilitado e da ampliação da demanda. Os estudantes sinalizam um desejo acanhado de investir no seu processo de formação profissional justificando tal postura pelas dificuldades financeiras, familiares e emocionais presentes em sua vida contemporânea. Isso se converte, entre outros aspectos, em um restrito investimento no processo de aprendizagem e na relação com o professor. Conclui-se, portanto, que a Emoção é um fator de extrema importância na incidência de dificuldades no processo de aprendizagem do sujeito adulto universitáriopor
dc.description.abstractThis study is about the research in Educative Processes and Language for the Post Graduation Program in Education from Universidade de Passo Fundo/RS. In the review University Adult Individual: the emotions role in the learning process , the article discusses the features that characterize the university adult individual, the university context and the role of emotions in learning. The research used the qualitative approach, through the references provided by studies of narratives presented by Larrosa (2002), among others.Together with the psychoanalytic method, the narratives are constructed to give meaning to human experience and organize it in time. The narrate act allows the individual to interpret his life and to create a personal meaning to the events experienced, providing a place for himself in this world. The corpus of the research consisted of narratives produced by the teacher and the researcher and analyzed based on psychoanalytic theory, whose authors, among others, include: Freud, Winnicott, Bolwby, Bleichamar. It was analyzed three situations that revealed aspects of the learning difficulty that adults had, despite being able to develop their full physical and emotional capabilities. Through the three categories analyzed - identification, transfer and investment - it was found that the adult characterization differs from the literature presented in this research because the university context undergoes significant changes, particularly the technology, the easier access and the greater demand. The students indicate a reserved desire to invest in their formative professional process justifying this attitude by financial, family and emotional difficulties present in their contemporary life. It becomes, among other things, in a restricted investment in the learning process and the relationship with the teacher. It concludes, therefore, that emotion is an extremely important factor in the incidence of difficulties in the learning process of university adult individualeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011DeniceBortolinBaseggio.pdf: 405785 bytes, checksum: a200804f8a0c478d2b9a1abaad021fcd (MD5) Previous issue date: 2011-10-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducação - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPsicanálise e educaçãopor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectEducation - Rio Grande do Sul (Brazil)eng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPsychoanalysis and educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSujeito adulto universitário : qual o papel das emoções no processo de aprendizagem?por
dc.typeDissertaçãopor
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