Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/698
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A escrita na sala de aula : situando o papel da interação verbal na produção de textos
???metadata.dc.creator???: Stürmer, Clarisse Hendges 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dickel, Adriana
???metadata.dc.description.resumo???: A prática de produção de textos se apresenta como uma atividade desafiadora nos espaços escolares. A escrita, ao ser concebida como um processo enunciativo-discursivo, requer dos sujeitos envolvidos o uso intenso da própria linguagem na apropriação desse objeto. É sob esse prisma que a pesquisa a ser exposta volta-se para o interior da sala de aula com o intuito de analisar em que medida as interações em aula permitem por em ação um dado gênero discursivo, nesse caso o argumentativo, e refletir sobre ele com vistas a constituir um conhecimento que se torne operacional para professores e estudantes quando diante de uma tarefa/situação de produção de texto que requeira as propriedades desse mesmo gênero. Para tanto, são reconstruídos alguns conceitos que tratam a linguagem como ação humana, provindos fundamentalmente das teorias de Mikhail Bakhtin, Jerome Bruner e Jean-Paul Bronckart. Com base neles, são analisados episódios elaborados a partir de videogravações feitas durante o desenvolvimento de uma sequência didática que objetivava o domínio da tipologia argumentativa e a produção de textos de opinião, desenvolvida por uma professorapesquisadora, em uma turma de quarta série do ensino fundamental. Na exposição, achados importantes recebem contornos, a saber, a elaboração de significados acerca das tarefas em questão na proposta didática requer o apoio do "outro" -- seja a professora ou o colega -- ; a utilização de um gênero próximo do interesse dos alunos permite a atualização de conhecimentos prévios sobre texto; as aulas têm como centralidade as atividades didáticas fator este impulsionado pelo desejo de um resultado, no caso, a produção de um texto argumentativo; isso restringe o tempo das interlocuções centradas na reflexão sobre o conhecimento implicado na linguagem em funcionamento e nos possíveis confrontos entre o conhecimento prévio e os conhecimentos e atividades oferecidos como "andaimes" pela professora-pesquisadora
Keywords: Ambiente de sala de aula
Linguagem e educação
Redação
Prática de ensino
Classroom environment
Language and education
Writing
Teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/698
Issue Date: 15-Sep-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.