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dc.creatorStrehl, Jussara Morandini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280541326411131por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:38Z-
dc.date.available2011-06-22-
dc.date.issued2010-10-22-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/696-
dc.description.resumoEssa dissertação tem como problemática a saúde do professor e objetiva investigar qual o significado de mal-estar docente, quais as possibilidades de prevenção - na visão dos professores -, além de pesquisar as formas de prevenção para melhorar a qualidade de vida do docente. O trabalho tem embasamento teórico na educação estética, na dimensão humana e no que se refere ao sensível, levando em consideração a relação que o sujeito estabelece com o meio em que vivem e a sua crise da sensibilidade. Tem como enfoque o mal-estar do educador, pois a atividade docente propicia vivências que podem afetar a saúde física e mental; buscará subsídios para a prevenção deste mal-estar. Com base no que foi exposto, é possível afirmar que a proposta está vinculada na Linha de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem, dentro da área temática de Educação Estética. A pesquisa parte do pressuposto de que, conforme Ormezzano (2001), a concepção do estético é entendida como modo de ser e estar no mundo. Assim, o ser humano precisa construir a sua subjetividade na percepção dessa conexidade do eu com o cosmo, ou, em outras palavras, precisa estar imerso no mundo, expressando: o que é, como se percebe e como se conhece. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo com oito educadores, de quatro escolas distintas da rede de ensino público estadual da cidade de Passo Fundo/RS, sendo necessário que os mesmos tivessem se afastado de suas atividades escolares por motivo de doença - com laudo médico -, mas que já tivessem retomado as suas funções. As indagações foram orientadas por entrevista, norteada pelo diálogo entre o sujeito da pesquisa e a pesquisadora, cujo intuito é favorecer a livre expressão dos entrevistados e estimular a abordagem da temática em estudo. A pesquisa se caracteriza por abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. A escolha desta modalidade deve-se ao fato do investigador não considerar previamente uma compreensão do fenômeno, mas, ir à busca da natureza deste fenômeno num processo interrogativo. A organização e a compreensão das informações foram feitas através do método fenomenológico proposto por Giorgi (2009, 2010) e Comiotto (1992), na tentativa de descrever e perceber cada pessoa dentro de sua singularidade; se desenvolveu em cinco passos, até atingir as essências fenomenológicas. As essências que emergiram na pesquisa foram as seguintes: problemas profissionais e sofrimento; interação com a comunidade escolar; e, indicações de prevenção. A prevenção do mal-estar docente necessita de um olhar de toda a sociedade em torno da escola. Depende de políticas públicas, dos sindicatos dos professores, do setor administrativo da escola, para oferecer, ao professor, o apoio de outros profissionais que o ajudem em seu objetivo, que é a aprendizagem do aluno e a formação inicial e continuada; necessita levar em consideração as diversidades encontradas na escola. A profissão de professor requer atualização permanente, é um eterno aprender, tendo em vista que a sociedade está em constante mudançapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010JussaraMorandiniStrehl.pdf: 806652 bytes, checksum: dc06050f3c628de480b4e3ad876e04a2 (MD5) Previous issue date: 2010-10-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Stress ocupacionalpor
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subjectSaúde e trabalhopor
dc.subjectRelações humanaspor
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectTeachers - Occupational Stresseng
dc.subjectQuality of work lifeeng
dc.subjectHealth and workeng
dc.subjectHuman relationseng
dc.subjectTeachers and studentseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleNarrativas de professores sobre o mal-estar docentepor
dc.typeDissertaçãopor
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