Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaim, Ilse Ana Piva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386836010931732por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:38Z-
dc.date.available2011-06-13-
dc.date.issued2010-12-21-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/695-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a série de pinturas Catadores de Sonhos e faz parte da linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. O problema desta investigação foi: qual o significado da série de pinturas Catadores de Sonhos para a comunidade de Carazinho/RS? Também, de que modo as imagens promoveram conhecimento? É possível sensibilizar a comunidade através das imagens? Que processos educativos estéticos foram provocados pelas pinturas? Com base nessas questões, o objetivo geral foi investigar o significado da série Catadores de Sonhos para a comunidade de Carazinho/RS. Um dos autores principais que fundamentaram o trabalho foi João-Francisco Duarte Júnior. De natureza qualitativa, este estudo utilizou-se do método autoetnográfico (VERSIANI, 2005) e da pesquisa documental (GIL, 1994). Para a leitura de imagens, empregou-se a metodologia de Ott (1997). Assim, chegou-se à categorização das informações que mostram a importância da arte como um território de produção de conhecimento, que permite a educação do sensível através de imagens e promove a educação estética e socioambiental. Conclui-se que a série de dez obras pintadas proporcionou elementos para uma educação voltada à cidadania pelo recurso a uma estética do lixo que, por sua vez, pode provocar a educação do sensívelpor
dc.description.abstractThis paper investigates the series of paintings "Collectors of Dreams" and is part of the research in Educative Processes and Language. The problem of this research was: what does "Collectors of Dreams" series represent to Carazinho s community? Also, how the images promoted knowledge? Is it possible to sensitize the community through the images? Which Educational processes were triggered by the aesthetic paintings? Based on these questions, the general objective was to investigate the significance of the series "Collectors of Dreams" to Carazinho s community. One of the main authors which motivated the work was João-Francisco Duarte Júnior. Qualitative in nature, this study used the method auto-ethnographic (VERSIANI, 2005) and desk research (GIL, 1994). For reading images, employed the methodology of Ott (1997). Thus, it was categorization of information showing the importance of art as a territory of knowledge production, which allows sensitive education through images and promotes the aesthetic and environmental education. It is concluded that the series of ten works painted provided elements for an education geared to citizenship by recourse to an aesthetic of garbage, which in turn can cause sensitive educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010IlseAnaPivaPaim.pdf: 14071762 bytes, checksum: 798f2deb926f0a7ea7d107e8269fd47f (MD5) Previous issue date: 2010-12-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectImagens - Interpretaçãopor
dc.subjectArte - Emoçõespor
dc.subjectEducação - Estéticapor
dc.subjectArteng
dc.subjectImages - Interpretationeng
dc.subjectArt - Emotionseng
dc.subjectEducation - Aestheticseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.titleCatadores de sonhos : uma abordagem educativa sensívelpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010IlseAnaPivaPaim.pdf13.74 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.