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DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Roseli Scuinsani da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776313161106122por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:37Z-
dc.date.available2011-05-11-
dc.date.issued2010-08-23-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/688-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como principal objetivo investigar a relação entre o ensino da disciplina de matemática e a evasão escolar de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os fatos relacionados à evasão escolar motivaram a pesquisa, conduzida pela seguinte questão: Por que os alunos que estão na Educação de Jovens e Adultos hoje não concluíram seus estudos no tempo normal de ensino? A disciplina matemática influenciou nessa decisão? Partindo dessas indagações, pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em três instituições de ensino da cidade de Passo Fundo que ofereciam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, das quais duas são escolas da rede municipal e uma da rede estadual, denominada Núcleo de Educação de Jovens e Adultos. Participaram da pesquisa 71 alunos, dos quais apenas 14 foram selecionados porque tiveram em comum o fato de terem desistido dos estudos por causa da matemática. O estudo valeu-se de um instrumento de coleta inicial de informações e duas entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio. A análise desenvolveu-se por meio das seguintes categorias descritivas: motivos da desistência escolar; consequências dessa desistência escolar; motivos do retorno aos estudos; necessidade da matemática e sua relação com a atividade profissional; lembranças das aulas e dos conteúdos de matemática e falta desses conteúdos na vida em geral; desenvolvimento dos alunos em matemática na Educação de Jovens e Adultos e comparação entre a disciplina de matemática da escola regular e a da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados evidenciaram que vários foram os motivos da evasão escolar desses alunos, mas que a matemática teve sua parcela de contribuição, sugerindo que algumas atitudes podem favorecer a permanência desses alunos em sala de aula, tornando-os sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Além disso, pode-se inferir que é necessário repensar a maneira como a matemática é desenvolvida em sala de aula, e um novo olhar deve ser constituído para com esses alunos, que trazem consigo experiências e vontades próprias de aprendizagem, para que o fracasso escolar não tenha repercussões e, consequentemente, não acarrete a evasão escolar ou mesmo a exclusão do processo ensinoaprendizagempor
dc.description.abstractThis search had like mainly objective to investigate the relation between teaching of mathematics and school evasion of students at Young and Adults Education. The facts connected at school evasion motivated the search, lead about these questions: Why the students of Young and Adults Education did not complete their studies in a normal time? The mathematics subject did act on that decision? Starting from this questions, the metodology of search, with qualitative approach, was made in three teaching institution of Passo Fundo wich offered Young and Adult Education modality, wich those two are municipal and one a state institution called Nucleo of EJA. Participated of search 71 students, wich only 14 were selected because had in commom the fact of give up of study because mathematics. The study uses an inicial instrument colected of informations and two interviews semi-structured, wich were audio recorded. The analysis developed by these describe categories: reasons of giving up, consequences about that giving up, reason about study returns, needly of mathematics in a professional activity, classes regards and contents in the life, students developing at mathematics in Young and Adults Education and comparison between mathematics in regular school and in Young and Adults Education. The results shows that were various reasons of school evasion these students, but the mathematics had a portion of contribution, suggesting that some attitudes can support the persistence of this students in class, becoming then subjects of teachinglearning process. Moreover, it can deduce that is necessary reconsider the way of mathematics is developed in class, and a new way of looking must be constituted in order to these students wich carry experiences and self intentions of learning, in order to school failure do not repercussions and consequently do not contributes to school evasion or even teaching-learning exclusioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010RoseliScuinsaniDaRosa.pdf: 793028 bytes, checksum: 530521657478b02c2506cb3257080931 (MD5) Previous issue date: 2010-08-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectDropoutseng
dc.subjectAdult educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleMatemática, evasão escolar e educação de jovens e adultos : que relação é essa?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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