Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/687
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise de uma expeirência de aprendizagem utilizando o Orkut no Instituto Federal Sul-Riograndense - Campus Passo Fundo
???metadata.dc.creator???: Lokchin, Ricardo Santos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Adriano Canabarro
???metadata.dc.description.resumo???: Historicamente os alunos apresentam dificuldades de compreensão da lógica de pensamento necessária à disciplina de Lógica e Linguagem de Programação e tal dificuldade exige um esforço ainda maior no estudo fora do ambiente escolar. Tomando por base que a aprendizagem envolve processos comunicacionais e coletivos, acredita-se que abrir espaços de interação entre os alunos, em horários diversos, pode, de alguma forma, agir sobre a dificuldade apresentada e, reconhecendo-se que fazem uso de ambientes digitais de comunicação, como é o caso das mídias sociais, esta pesquisa deseja verificar quais os desdobramentos de uma estratégia didática baseada na utilização do Orkut e como ela poderia qualificar o processo de aprendizagem na disciplina. O trabalho de campo foi realizado foi realizado de 14/6/2010 a 11/07/2010 junto aos 24 alunos do Instituto Federal Sul Rio-Grandense - Campus Passo Fundo que ingressaram em 2010/1 e, para realizarmos a experiência de aprendizagem mediada por mídias sociais, utilizamos como fundamento os dez mandamentos da aprendizagem propostos por Juan Ignacio Pozo, na qual os professores poderiam basear suas intervenções. A dissertação teve a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Com a experiência verificamos que o Orkut pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio na disciplina não somente num espaço curto de tempo, e sem a obrigatoriedade do aluno e professor acessar o ambiente a todo o momento
Abstract: Historically, students present difficulties in understanding the logic of thought, which is necessary to the subject called Logic and Language of Programming. Such difficulty requires a greater effort in studying outside school. Having in mind that learning envelops communicative and collective processes, we believe that opening spaces of interaction among students in a varied schedule, can, somehow, act on the presented difficulty. Acknowledging that students use those digital communication environments, such as social media, this research aims at verifying which developments of a teaching strategy based on Orkut are. It also aims at how they will qualify the learning process in the subject. This research was carried out with 24 students of the Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Passo Fundo. Fieldwork was conducted from 06/14/2010 to 07/11/2010. To perform the learning experience mediated by the social media, we used as our foundation the Ten Learning Commandments by Juan Ignacio Pozo, in which teachers could base their interventions. The research took the form of literature and case study. With experience we found that Orkut can be used as a support tool in the discipline not only in a short space of time, and without the requirement of the student and teacher access the environment at all times
Keywords: Aprendizagem
Redes sociais on-line
Tecnologia educacional
Learning
Online social networks
Educational technology
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/687
Issue Date: 16-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.