Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Maurício Rebelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729971388741189por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:37Z-
dc.date.available2011-05-06-
dc.date.issued2009-08-20-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/685-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga o conceito de educação natural na primeira infância em Jean-Jacques Rousseau e Donald Woods Winnicott. Almeja-se, por meio do confronto entre esses dois pensadores, pesquisar o que eles pensam sobre a primeira infância. O conceito fundamental que norteará o trabalho é o de natureza, pois, de um lado, Rousseau defende que a educação na primeira infância deve seguir a natureza, e, de outro, Winnicott argumenta que a melhor educação na primeira infância é aquela conduzida naturalmente pela mãe. Busca-se compreender, portanto, como esses autores caracterizam a infância e as suas especificidades. Rousseau inovou ao afirmar que precisávamos estudar a infância pela infância e não tendo somente o mundo adulto como referência. Para ele, a criança não pode ser vista como um pequeno adulto defeituoso, pois possui características que são típicas desse estágio. Amparado por essa tese, ele acredita que devemos respeitar o mundo da criança. Winnicott concorda com Rousseau e afirma que todo profissional que trabalha com a primeira infância deve respeitar o agir natural da mãe e o desenvolvimento natural do bebê. Desse modo, apoiado nos objetivos deste trabalho, no primeiro capítulo, procura-se reconstruir analiticamente o que Rousseau entende por educação natural na primeira infância. Já no segundo capitulo, procura-se reconstruir a argumentação de Winnicott acerca da primeira infância e a sua análise do psiquismo infantil. Por fim, no terceiro capítulo, busca-se tratar, por meio do confronto entre esses dois autores, das afinidades eletivas e das diferenças cruciais entre eles. Para tanto, adota-se, como referência, os conceitos de natureza, autonomia, disposições naturais, potencialidades inatas, necessidades e cuidados. Além disso, apresentam-se as implicações pedagógicas que podem ser inferidas das suas tesespor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009MauricioRebelo.pdf: 633096 bytes, checksum: 85c442163c39699ff55ae73f2a0fac08 (MD5) Previous issue date: 2009-08-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectPsicologia da primeira infânciapor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectEducation - Philosophyeng
dc.subjectInfant psychologyeng
dc.subjectEducational sociologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação natural na primeira infância em Rousseau e Winncottpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2009MauricioRebelo.pdf618.26 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.