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Tipo do documento: Dissertação
Título: A sequência didática como recurso para o ensino da argumentação : uma experiência na 4ª série do ensino fundamental
Autor: Comin, Camila 
Primeiro orientador: Dickel, Adriana
Resumo: A presente dissertação trata do ensino da argumentação nos anos iniciais do ensino fundamental. Nessa perspectiva, examina, por meio de um estudo bibliográfico e da implementação de uma sequência didática elaborada com base nas referências teóricometodológicas, objeto de reconstrução analítica, se crianças do ensino fundamental, na faixa etária entre nove e dez anos, são capazes de produzir sequências argumentativas em que ocorra o jogo entre argumento e contra-argumento, incorporando-as à produção de textos de opinião. Investiga, ainda, que meios são necessários para a produção de uma proposta didática adequada para desenvolver tal habilidade. Contribuir para os estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem da argumentação, em especial, de textos em que ocorra o movimento dialógico e elaborar propostas metodológicas que viabilizem a realização dessa atividade pedagógica com propriedade são os objetivos do presente estudo. O estudo bibliográfico apresenta uma reconstrução analítica de obras de Bronckart, Camps, Dolz, Schneuwly, Noverraz e Bakhtin, autores que possibilitam a defesa de uma perspectiva sócio-discursiva e interacionista do ensino da língua e que fundamente intervenções pedagógicas adequadas e qualificadas vistas como ferramentas didáticas e de aprendizagem. O trabalho de campo consistiu de doze aulas de duas horas cada, abrangendo apresentação da proposta aos alunos, pré-teste, oficinas e pós-teste, desenvolvidas em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, junto a uma classe de 4ª série, constituída de 27 alunos. Tomou como base os procedimentos metodológicos adotados por Dolz (1995) e Camps (1995), os quais consistem em intervenções didáticas produzidas no contexto de sequências didáticas ou, ainda, projetos de escrita. Esperava-se para este estudo que, mediante a participação efetiva na sequência didática desenvolvida pela pesquisadora, os estudantes de 4a série conseguissem produzir textos nos quais antecipassem contra-argumentos que reforçassem o seu ponto de vista, o que foi comprovado com a avaliação dos resultados, os quais indicaram que as crianças dessa etapa do ensino fundamental são capazes de produzir textos de opinião nos quais se verifiquem a presença dos elementos estruturantes da argumentação (premissas / ponto de vista, argumentos, contra-argumentos e conclusão). Concluiu-se, ainda, que o professor deve possuir destreza e conhecimento com relação à tipologia e o gênero textual com que irá trabalhar, para que possa se inserir efetivamente no processo de ensino-aprendizagem do texto e manifestar condições de reflexão sobre as características e limitações de escrever, apresentadas pelo seu aluno, e de exercício de uma postura crítica e reflexiva frente ao texto, identificando e aprendendo sobre suas especificidades e possibilidades
Abstract: This dissertation deals with the teaching of argument in the early years of elementary school. From this perspective, examines, through a bibliographic study and implementation of a didatic sequence developed based on theoretical-methodological references, object of analytic reconstruction, if the elementary school children, aged between nine and ten years, are able to produce argumentative sequences in which the game between argument and counterargument occurs, incorporating them to the production of opinion texts. Investigate, yet, which means are necessary for the production of an appropriate teaching proposal to develop this skill. Contribute to studies on the process of teaching-learning of the argumentation, in particular, texts in which occur the dialogical movement and develop methodological proposals that allow the completion of this educational activity with property are the objectives of this study. The bibliographical study presents an analytical reconstruction of Bronckart, Camps, Dolz, Schneuwly, Noverraz and Bakhtin works, authors that allow a defense in a socio-discursive and interactionist perspective of the teaching language and that justify appropriate educational interventions and qualified seen as teaching and learning tools. The field work has consisted of twelve classes of two hours each ones, including submission of the proposal to students, pre-testing, workshops and post-test, developed in an interior public school in Rio Grande do Sul, with a 4th grade class consisting of 27 students. It´s taken based on the methodological procedures adopted by Dolz (1995) and Camps (1995), which ones consist of didactic intervention produced in the context of teaching sequences, or, even, writing projects. The expectations for this study have been, through effective participation in the teaching sequence developed by the researcher, the 4th grade students would be able to produce texts in which anticipated counterarguments that would reinforce their point of view, which have been proved with the assessment of results, which have indicated that children of this stage of elementary education are able to produce opinion texts in which arise the presence of the structural elements of the argument (premises/point of view, arguments, counterarguments and closing). It´s been concluded further that the teacher must possess skills and knowledge about the types and textual types that will work, so he can insert himself effectively into the teaching-learning process of the text and express terms of reflection on the characteristics and writing limitations, presented by his student, and the exercise in a reflexive and critical stance against the text, identifying and learning about their characteristics and possibilities
Palavras-chave: Ensino fundamental
Compreensão na leitura
Aprendizagem
Redação
Fundamental education
Reading comprehension
Learning
writing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/680
Data de defesa: 25-Sep-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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