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dc.creatorFavretto, Juliana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7405639485658996por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:35Z-
dc.date.available2011-03-30-
dc.date.issued2010-08-20-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/674-
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi analisar a expansão e o comportamento da oferta dos cursos superiores de tecnologia no âmbito do sistema de educação brasileiro no período posterior à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96). Reveste-se de importância por oferecer elementos importantes para refletir a respeito da educação profissional no contexto das políticas educacionais brasileiras. Para fundamentar as discussões pós-LDB de 1996 é feito um resgate histórico da trajetória da educação profissional no Brasil, que resultou em ações públicas específicas para a consolidação dos cursos de tecnologia em nível superior. Investiga como se deram o surgimento, a trajetória, a expansão e qual o quadro dos cursos superiores de tecnologia no Brasil na atualidade. O referencial teórico do estudo contemplou a revisão bibliográfica de autores como Cunha (2005), Manfredi (2002), Lima Filho (2005), Kuenzer (2006), Frigotto (2006), Ciavatta (2006), e análise documental envolvendo legislações e dados estatísticos produzidos pelo Inep, visando compreender as políticas públicas que viabilizaram e culminaram na educação superior tecnológica no âmbito do ensino superior brasileiro. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa exploratória com abordagem qualiquantitativa dos dados. A pesquisa histórica evidenciou que foi a criação dos cursos de engenharia de operação que serviram de base para o desenvolvimento dos atuais cursos de tecnólogos e dos cursos superiores de tecnologia. Os dados estatísticos do período de 2000 a 2007 foram analisados tendo como base as seguintes categorias: cursos e vagas ofertadas, alunos inscritos, ingressos, matriculados e concluintes. Esses dados permitem compreender o processo de desenvolvimento, a realidade e tendências atuais dos cursos superiores de tecnologia. Os dados revelam que houve uma expansão substancial dos cursos superiores de tecnologia no período de 2000 a 2007, quando comparados com os demais cursos de graduação. A expansão também foi verificada em relação à categoria administrativa e à organização acadêmica, com o setor privado e as universidades apresentando maior oferta comparativamente ao setor público e às demais instituições de ensino. Com base nos dados, o estudo conclui que houve um grande incentivo à educação tecnológica de nível superior, tanto expresso na legislação brasileira como na expansão de fato das instituições na oferta de cursos e de vagas. Tal crescimento se dá num contexto de flexibilidade e de emergência de interesses da iniciativa privada, cuja rede de ensino foi a que mais se mobilizou e se expandiu para oferecer tais cursospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010JulianaFavretto.pdf: 810075 bytes, checksum: 169d2aca8e56b155a81831b12c9cbe05 (MD5) Previous issue date: 2010-08-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino profissional - Brasilpor
dc.subjectTecnologia - Estudo e ensinopor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectProfessional education - Brazileng
dc.subjectTechnology - Vocational educationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCursos superiores de tecnologia : surgimento, legislação e expansão no período pós-LDBpor
dc.typeDissertaçãopor
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