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dc.creatorTonieto, Carina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429620134345330por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:34Z-
dc.date.available2011-03-30-
dc.date.issued2010-08-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/669-
dc.description.resumoA presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais, tem como objetivo investigar a possibilidade de o Programa Educação para o Pensar tornar-se uma política educacional para a educação básica, buscando responder à pergunta: como o programa Educação para o Pensar pode se transformar numa política educacional produtiva para enfrentar o atual cenário educacional? A fim de produzir uma resposta adequada ao problema proposto, procuramos desenvolver uma leitura do cenário educacional e do cotidiano escolar cuja referência são questões ligadas (i) à produção do conhecimento (aspectos epistemológicos), (ii) ao processo de gestão escolar (aspectos organizacionais) e (iii) à educação ético-moral. Partimos da ideia de que qualquer proposta educativa que intenta se constituir como política educacional e fazer-se projeto educativo orientador das práticas escolares deve ser capaz de responder significativamente a essas três dimensões, que são constitutivas dos processos educativos escolares. Desse modo, acreditamos que há, nos elementos do programa Educação para o Pensar (a proposta teórico-metodológica que possibilita o pensar de ordem superior, a transformação das salas de aulas em comunidades de investigação e a efetiva prática pedagógica que conduz ao pensar crítico, criativo e cuidadoso), os ingredientes necessários para tornar o espaço escolar um ambiente que promova o desenvolvimento cognitivo, a vivência da democracia e o desenvolvimento moral dos educandos. Assim, dada a possibilidade de a proposta lipmaniana de educar para o pensar se tornar uma política educacional e um processo no cotidiano educacional, constatamos a necessidade de uma ação efetiva em dois âmbitos: construção de um projeto educativo de escola e formação adequada de educadorespor
dc.description.abstractThis research,linked to the line of research Educational Policy, aims to investigate the possibilityof the Education fo Thinking Program becomes an educational policy for basic education, trying to answer the following question: how can the Education for Thinking Program become a productive educational policy to face the current ducational context? In order to produce a suitable response to the proposed problem, we try to develop a reading of the educational context and of the school daily whose reference are questions related to (i) the production of knowledge (epistemological aspects), (ii) the process of school management organizational aspects)and (iii) the moral-ethic education. We understand that every educative proposal which intends to constitute itself as an educational policy and to develop itself as an educative project capable to orient school practices must be able to respond meaningfully to these three dimensions, which are constitutive of the educational school processes. Thus, we believe that there are, in the elements of Education for Thinking Program (the theoretic-methodological proposal that allows the higher-order thinking, the transformation of classrooms into communities of inquiry and the effective pedagogical practice which leads to critical, creative and careful thinking), the necessary ingredients to make the school space an environment that promotes the cognitive development, the experience of democracy and the moral development of students. Thus, given the possibility of Lipman s proposal of educating for thinking becomes an educational policy and a process in school daily, we see the necessity of an effective action in two areas: construction of an educative project for school and adequate formation of educatorseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010CarinaTonieto.pdf: 7055823 bytes, checksum: cc8d1671d07452b460143923e6176de5 (MD5) Previous issue date: 2010-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivospor
dc.subjectEducação de basepor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectEducation - Aims and objectiveseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleEducação para o pensar como política educacional para a educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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