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dc.creatorRomani, Simone-
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:34Z-
dc.date.available2011-03-18-
dc.date.issued2010-08-17-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/666-
dc.description.resumoA maneira como a educação física é vista hoje no contexto escolar pode se apresentar, em alguns momentos, como reducionista e, por isso, geralmente perde seu sentido pedagógico. Ao levantar esse problema, pretendemos com este trabalho enfrentar criticamente a visão reducionista em que se encontra a educação física no contexto escolar. Por isso, acreditamos que é preciso uma fundamentação teórica que reivindique para a educação física a importância de sua participação no desenvolvimento da pessoa como um todo, sobretudo, quando se fala em desenvolvimento físico, moral e intelectual dos alunos. Nesse contexto, usaremos o segundo livro do Emílio de Rousseau, no que trata da importância do desenvolvimento motor da criança. Para que isso seja possível nos serviremos dos estudos das ciências do desenvolvimento humano acerca do desenvolvimento motor, uma vez que acreditamos ser possível relacionar as fases do desenvolvimento motor com as fases pensadas por Rousseau em relação ao processo educativo de Emílio. Nossa hipótese básica é a de que o projeto filosófico-iluminista de uma educação natural proposto por Rousseau e, mais especificamente, a importância dada ao fortalecimento do corpo e refinamento dos sentidos presente no segundo livro do Emílio podem ser complementados ou até mesmo atualizados na perspectiva científica dos estudos desenvolvidos pelas ciências do desenvolvimento humano. Como inventor moderno do conceito de infância, Rousseau lançou as bases do conhecimento da estrutura físico-motora, afetiva, cognitiva e moral da criança, concentrando-se nos cuidados pedagógicos que os adultos deveriam ter para com a criança, os quais foram decisivos para as reflexões posteriores. Nesse sentido, os estudos de Rousseau, aliados aos desenvolvidos pelas ciências posteriores, auxiliam-nos a pensar na importância da educação do corpo nos processos educacionais como dimensão necessária ao desenvolvimento cognitivo e moral dos educandospor
dc.description.abstractThe way that Physical Education is seen today in the school context in a few moments can be presented as reductionist and, therefore, most of the time it loses its pedagogical direction. To raise this issue, we intend with this work to face critically reductionist vision of Physical Education in the school context. This is the reason we believe that we need a heoretical reasoning that asserts for Physical Education its importance in the participation into the development of the human person as a whole, especially if speaking on physical, moral and intellectual developing of students. In this context, we will use the second book of Emílio de Rousseau associated with the importance of developing the child motoricity. For his could be possible we will make use of studies about the Science of Human Development on the Motoricity Development, since we believe it s possible to connect the development motoricity stages with the stages that Rousseau considers the Emílio s educational process. Our basic assumption is that the philosophical-enlightened project of a natural education proposed by Rousseau and, more specifically, the importance given to the body strengthening and to the senses refinement found in Emílio s second book, may be complemented or even updated from the scientific perspective of studies developed by the Science of Human Development. As modern inventor of the childhood concept, Rousseau has laid the knowledge foundations of the physical-motoricity, affective, cognitive and moral structures of the child, focusing on "pedagogical care" that adults should have with the child, which were decisive for the subsequent thoughts. Accordingly, studies of Rousseau, allied to those developed by the later science help us to think about the importance of body education in educational processes as a dimension needed to learners cognitive and moral developmenteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010SimoneRomani.pdf: 669947 bytes, checksum: 2490cdc98307e70e76295797f5cbd4d4 (MD5) Previous issue date: 2010-08-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques - 1712-1778por
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagem cognitivapor
dc.subjectAptidão físicapor
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques - 1712-1778eng
dc.subjectPhysical education - study and teachingeng
dc.subjectCognitive learningeng
dc.subjectPhysical fitnesseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação do corpo : aspectos pedagógicos do segundo livro do Emílio em diálogo com as ciências do desenvolvimento humanopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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