Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStürmer, Adroaldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3885025634861371por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:34Z-
dc.date.available2010-05-25-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/664-
dc.description.resumoA oposição entre natureza e sociedade é uma constante no pensamento de Rousseau. Analisando suas obras, podemos observar que o homem da natureza é bom, enquanto que o homem social é o sujeito corrompido. Mas, apesar disso, a tese de Rousseau assegura que a sociedade é o único lugar em que o homem natural pode se tornar moral, ou seja, a socialização produz condições específicas de onde podem brotar sentimentos solidários compensando os processos de corrupção. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar, através de uma análise reconstrutiva de passagens importantes do Segundo Discurso e do livro IV do Emílio, como é pensada esta relação entre natureza e sociabilidade, sendo que de tal relação surge um conceito de ser humano que é capaz de pautar sua ação baseando-a na sua consciência moral. Nesse contexto, é preciso entender como Rousseau define natureza e como a educação social precisa buscar nesse conceito o referencial normativo para sua ação pedagógicapor
dc.description.abstractThe opposition between nature and society is a constant in the thought of Rousseau. Rolls his works, we can see that man‟s nature is good, while the social man is the subject corrupted. But nevertheless, the theory of Rousseau is that society is one place where the natural man can be moral, or social produces the specific conditions where they can sprout feelings of solidarity addressing the processes of corruption. The purpose of this study is to investigate through a reconstructive analysis of key passages the Segundo Discurso and the Book IV of Emílio, as is thought the relationship between nature and sociality, and that this relationship is a concept of human being is able to guide their action on the basis of their conscience in the moral. In this context we must understand how Rousseau defines nature as education and social needs get this concept the reference standard for their pedagogical actioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009Adroaldo Sturmer.pdf: 506028 bytes, checksum: 8e3662cfe5e7b5f21b3a068b14816c5e (MD5) Previous issue date: 2009-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectEducação moralpor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMoral educationeng
dc.subjectEducational sociologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleNatureza, sociedade e educação moral em Rousseau : do Segundo Discurso ao livro IV do Emíliopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2009Adroaldo Sturmer.pdf494.17 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.