Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbizan, Rosane Desengrini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879653296305938por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:33Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata do ensino da matemática na visão de professores e alunos de escolas da rede municipal de ensino do município de Arvorezinha-RS e se justifica pela necessidade de aprofundar o debate em torno da necessidade de desenvolver uma prática pedagógica voltada para melhorar a qualidade do trabalho realizado na disciplina de matemática. Assim, o problema pode ser assim expresso: como os professores e os alunos veem o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso, definiu-se como objetivo analisar a visão de professores e alunos sobre a matemática no ensino fundamental para conhecer as possíveis variáveis que influenciam esse processo no sentido de buscar alternativas que promovam mudanças qualitativas no ensino e na aprendizagem da matemática. Constituem o campo de investigação duas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo alunos de 4ª e 8ª séries, bem como professores das séries iniciais e professores de matemática de 8ª série. Buscaram-se informações nas escolas por meio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve nos estudos de Vygotski, Grando, Fiorentini, Silva, Ponte, entre outros, o seu embasamento teórico. Assim, a análise centrou-se nos significados atribuídos pelos sujeitos aos diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem da matemática. O estudo conclui que a Secretaria Municipal de Educação precisa investir na formação continuada dos seus professores a fim de possibilitar-lhes condições para que possam refletir sobre sua prática pedagógica e, assim, reverter alguns apontamentos registrados nesta pesquisa. Isso vai contribuir no processo-ensino aprendizagem da matemática na rede municipal de ensinopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009RosaneDesengriniBarbizan.pdf: 485204 bytes, checksum: fad32738688919d99af62649c10d66c0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS)por
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectStudy and educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.