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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação superior e compromisso social : caminhos para o desenvolvimento regional
Autor: Ferreira, Jeferson Saccol 
Primeiro orientador: Longhi, Solange Maria
Resumo: Este trabalho aborda a educação superior e seu compromisso social, relacionados ao processo de desenvolvimento regional na Associação dos Municípios do Oeste Catarinense Amosc. Constitui-se como objetivo geral do estudo levantar e analisar as principais contribuições geradas pelas instituições de educação superior (IES) da Amosc, pela via do compromisso social, no processo de desenvolvimento regional. A pesquisa envolveu todos os vinte municípios que compõem a Amosc e todas as nove IES presenciais instaladas nessa região, sendo quatro universidades e cinco faculdades. Foi empregada a pesquisa quantitativa e, principalmente, a qualitativa de forma a compor um quadro de interpretação dinâmico e totalizante da realidade. Para analisar a dimensão do compromisso social das IES de educação superior foram definidos categorias e indicadores, aos quais foram relacionados os programas e projetos desenvolvidos pelas IES nos anos de 1997, 2002 e 2007. Posteriormente, foi efetuado o confronto entre os perfis dos municípios e os programas e projetos relacionados ao compromisso social, desenvolvidos pelas IES da região da Amosc. Os resultados alcançados permitem concluir que o compromisso social da educação superior deve ser assumido na perspectiva de que cabe à educação superior um importante papel, a se materializar por meio da formação de profissionais críticos e formadores de opinião, na redução das desigualdades, na promoção da justiça, ética e cidadania, na preservação do meio-ambiente, entre outros aspectos. Ainda, no que diz respeito ao desenvolvimento regional, o trabalho sinaliza que este deve se traduzir num verdadeiro processo de transformação, provocando a educação superior a sair de sua inércia e a refletir sobre a inclusão, a qualidade de vida e a cultura do homem inserido no seu território. Quanto à delimitação da dinâmica sócio-espacial-econômica da região da Amosc, a pesquisa evidenciou que há um encolhimento econômico nos municípios de menor porte dessa região, pois parte do valor gerado nesses municípios acaba sendo destinado aos pólos de desenvolvimento regional, especialmente Chapecó e Pinhalzinho. Em relação ao levantamento das principais ações de compromisso social geradas pelas IES na categoria Inclusão Social, indica que as atividades voltamse, de modo geral, à cidadania inclusiva, proporcionando a assistência no intuito de cobrir a omissão do Estado. Por sua vez, a categoria acesso e permanência na educação superior sinaliza para um processo mais animador e inclusivo, pois as IES da região recebem alunos carentes de todos os municípios. Em relação ao desenvolvimento econômico e social, o trabalho indica que a educação superior busca concretizar esse desenvolvimento a partir da consciência de que a ideologia do desenvolvimento, focada exclusivamente no econômico, não pode compor de forma exclusiva a base do desenvolvimento regional. Face ao meio-ambiente local, o trabalho expõe que as instituições têm uma consciência do desenvolvimento pautada na perspectiva da proteção e, sendo assim, demonstram a preocupação em que lhes cabe repensar o seu papel e, a partir dessa consciência crítica, estabelecer, em parceira com instituições e sociedade, caminhos alternativos de superação e enfrentamento. No que tange à preservação da memória e do patrimônio cultural local, a educação superior em especial a Universidade - desempenha um importante papel no processo de preservação da memória e do patrimônio cultural, mas, mesmo assim, é preciso que as IES debrucem-se em torno de um movimento de resistência e de luta pela preservação das identidades locais, nos municípios que compõem a Amosc
Abstract: Este trabajo discute la enseñanza superior y su compromiso social, relacionadas con el proceso de desarrollo regional en la zona occidental de la Asociación Catarinense de Municipios - Amosc. Está dirigido a elevar el estudio general y analizar las principales contribuciones generadas por las instituciones de educación superior (IES) en Amosc, a través de compromiso social en el proceso de desarrollo regional. La investigación involucró a todos los condados que componen veinte Amosc todos y nueve IES presencia en la región, cuatro universidades y cinco colegios. Se utilizó en la investigación cuantitativa y, sobre todo, cualitativo, a fin de redactar un marco para la interpretación dinámica y totalizadora de la realidad. Para examinar el grado de compromiso social de las IES de Educación Superior se definieron las categorías e indicadores, que se relacionan los programas y proyectos desarrollados por el IES en 1997, 2002 y 2007. Posteriormente se hizo la comparación entre los perfiles de las ciudades y de los programas y proyectos relacionados a la responsabilidad social, desarrollado por la región del IES Amosc. Los resultados muestran que el compromiso social de la educación superior se hará en la opinión de que es la educación superior un papel importante, para materializar a través de la formación de profesionales críticos y formadores de opinión en la reducción de las desigualdades, la promoción de la la justicia, la ética y la ciudadanía, la preservación del medio ambiente, entre otras cosas. También, con respecto al desarrollo regional, el trabajo indica que esto debe reflejarse en un verdadero proceso de transformación, dando lugar a la educación superior de su inercia y reflexionar sobre la inclusión, la calidad de vida y la cultura del hombre insertado en su territorio. Dado que la definición de la dinámica socio-espacial de la región-Amosc económico, la investigación demostró que existe una disminución en la economía de los municipios más pequeños de la región, como parte del valor generado en esos distritos ha sido de los polos de desarrollo regional, y especialmente Chapecó Pinhalzinho. En la encuesta de las principales acciones de compromiso social generado por las instituciones de educación superior en la categoría de Inclusión Social, indica de nuevo que las actividades son, en general, la ciudadanía, la prestación de asistencia con el fin de cubrir el fracaso del estado. A su vez, la categoría de acceso y permanencia en la educación superior de las señales más inclusivas y alentadoras, como la región de las instituciones de educación superior son los estudiantes pobres de todos los municipios. En relación con el desarrollo económico y social, el trabajo indica que la educación superior pretende lograr este desarrollo de la conciencia de que la ideología del desarrollo, se centró exclusivamente en los derechos económicos, no exclusiva para componer la base del desarrollo regional. Cara para el medio ambiente a nivel local, el trabajo establece que las instituciones tienen una conciencia de desarrollo basado en la perspectiva de protección y, por tanto, demostrar un interés para ellos repensar su papel y, a partir de esa conciencia crítica, establecer en colaboración con las instituciones y la sociedad, formas alternativas de hacer frente y superar. En cuanto a la preservación de la memoria y el patrimonio cultural local, la educación superior - especialmente en la Universidad - desempeña un papel importante en la preservación de la memoria y el patrimonio cultural, pero aún así, debemos hacer frente es el IES en torno a un movimiento de resistencia y lucha por la preservación de las identidades locales en los municipios que conforman Amosc
Palavras-chave: Ensino superior
Globalização
Planejamento regional
Educación superior
Globalización
Desarrollo regional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/651
Data de defesa: 29-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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