Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBencke, Fernando Fantoni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9806915339398621por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:31Z-
dc.date.available2009-08-27-
dc.date.issued2008-10-30-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/650-
dc.description.resumoEste trabalho discute a formação do administrador e o papel da Filosofia. O objetivo geral é analisar e compreender qual é o papel da filosofia no processo de formação do administrador com base nos estudos da racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas. A racionalidade instrumental predominante no curso de administração caracteriza-se, basicamente, pelas ações do homem sobre a natureza explicitando um conjunto de regras técnicas fundamentadas num conhecimento empírico, que buscam em seus objetivos fins previamente definidos com pretensão tão somente à eficácia e ao êxito. Recorremos à Administração estabelecendo um resgate histórico de suas principais influências: os modelos de produção, taylorismo, fordismo, toyotismo e a legislação (leis, pareceres e diretrizes), sob foco de análise das racionalidades presentes. Refletimos sobre o papel da Filosofia, capaz de desenvolver uma crítica ao processo de dominação da racionalidade instrumental predominante na formação do administrador, procurando restaurar a unidade da razão que se encontra fragmentada em vista do desenvolvimento unilateral do seu próprio potencial de produzir instâncias divergentes e autônomas do saber. Ou seja, a Filosofia assume o papel de ocupar-se com o restabelecimento da unidade da razão através da crítica permanente às tendências de reducionismo a que se quer submeter esta última, cabendo, nesse sentido, a denúncia dos malefícios provocados pela predominância da racionalidade instrumental. Recorremos ao filosófico Jürgen Habermas que propõe a racionalidade comunicativa como um conjunto de normas sob condições de validez, exigidas por atos de fala, onde, por manifestações simbólicas, os sujeitos estabelecem expectativas recíprocas de ação com vista ao entendimento e ao consenso dos participantes, mediante uma fala argumentativa inserida num processo de comunicação. Temos, portanto, a racionalidade exposta a duas direções distintas, instrumental e comunicativa, mas ambas indispensáveis ao processo de formação do administrador e a sua reprodução social. Habermas sugere que, pela prática educativa, os indivíduos possam transpor de um tipo de racionalidade para outra, mediados por um processo educativo voltado ao entendimento e não somente ao êxito, e desenvolver a capacidade e competência comunicativa de forma que possam participar criticamente no contexto social por meio de sua argumentação. Nesse contexto, desenvolvemos reflexões sobre o papel da Filosofia e de seu poder crítico perante esse quadro, como promotora de autonomia e esclarecimento, especificamente no ensino da Administração. A educação deve assumir não apenas uma formação técnica e profissional, mas, também, uma formação sóciocultural do indivíduo, valorizando suas vivências e promovendo a racionalização devida no mundo em que vivempor
dc.description.abstractThis work discusses the formation of the administrator and the paper of the Philosophy. The general objective is to analyse and to understand what the paper of the philosophy is in the process of formation of the administrator on basis of the studies of the communicative rationality of Jürgen Habermas. The instrumental predominant rationality in the course of administration is characterized, basically, for the actions of the man on the nature setting out a set of technical rules based on an empirical knowledge, for which they look in his objective ends previously defined with claim only to the efficiency and to the result. We resort to the Administration establishing a historical redemption of his principal influences: the models of production, taylorismo, fordismo, toyotismo and the legislation (laws, appearances and directives), under focus of analysis of the present racionalidades. We think about the paper of the Philosophy, able to develop a criticism to the process of domination of the instrumental predominant rationality in the formation of the administrator, trying to restore the unity of the reason that is broken up in view of the unilateral development of his potential itself to produce divergent and autonomous persistence of the knowledge. In other words, the Philosophy assumes the paper of is occupied by the restoration of the unity of the reason through the constant criticism to the tendencies of reducionismo the one that wants to submit last this one, when there is fitting, in this sense, the denunciation of the harms provoked by the predominance of the instrumental rationality. We resort to a philosophical Jürgen Habermas that proposes the communicative rationality like a set of standards under conditions of validity, demanded by acts of speech, where, for symbolic demonstrations, the subjects establish reciprocal expectations of action with sight to the understanding and to the consensus of the participants, by means of a speech argumentativa inserted in a process of communication. We have, so, the rationality exposed to two different directions, instrumental and communicative, but essential both to the process of formation of an administrator and his social reproduction. Habermas suggests what, for the educative practice, the individuals could transpose of a type of rationality for other one, mediated by an educative process turned to the understanding and not only to the result, and develop the capacity and communicative competence in such a way that they can participate critically in the social context through his argumentation. In this context, we develop reflections on the paper of the Philosophy and of his critical power before this picture, like promoter of autonomy and explanation, specifically in the teaching of the Administration. The education must take office you do not punish a technical and professional formation, but, also, a formation cultural-partner of the individual, valuing his existences and promoting the rationalization owed in the world in which they liveeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008FernandoBencke.pdf: 1223493 bytes, checksum: a9320fef385ae0f411f7b1d9f7d2fa1d (MD5) Previous issue date: 2008-10-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectAdministração - Filosofiapor
dc.subjectAdministração - Estudo e ensinopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA formação do administrador e o papel da filosofiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008FernandoBencke.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.