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dc.creatorGelain, Denise-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568651872789486por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:31Z-
dc.date.available2009-08-26-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/646-
dc.description.resumoEsta pesquisa caracterizou-se por um estudo de abordagem qualitativa, em uma perspectiva compreensivo-interpretativa. Seu objetivo foi o de analisar a prática do yoga, através do estudo dos koshas, com educadores, no intuito de possibilitar que estes experimentassem aspectos relacionados à integração corpo-mente-espírito e ao seu verdadeiro eu. A investigação desenvolveu-se a partir do questionamento sobre quais seriam as significações das vivências do yoga com educadores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE. Foram adotadas, como referencial principal, as teorias espiritualistas da educação, cunhadas por Bertrand e Valois (1994), as quais trazem, em sua essência, o paradigma simbiossinérgico inventivo, que preconiza uma sintonização com tudo o que existe, abrangendo corpo-mente-espírito, como portal para o re-ligare, por meio do retorno à união com o cosmos, com o divino, com a própria essência. As informações dos participantes foram coletadas durante as vivências do yoga (asanas, pranayamas, mudras e yoga nidra), que envolveram o estudo dos koshas (níveis da consciência), mediante observações, questionamentos e, por fim, a produção dos textos iconográficos, linguagem escolhida para a exteriorização das significações produzidas. Para interpretação das imagens, foi utilizada a Leitura Transtextual Singular, desenvolvida por Ormezzano (2001). Os resultados revelaram que o yoga despertou nos educadores a necessidade de ressignificação pessoal e a maior familiaridade com a essência espiritual, aliada às outras dimensões potencializadas nas vivências. Nessa perspectiva, a utilização da filosofia de vida do yoga com educadores pôde ser entendida como diretriz ousada e desafiadora, porém pertinente à efetivação de um processo que desenvolva esses seres humanos em todos os aspectos, em suas múltiplas dimensões, para que, assim, vivam de forma harmônica e equilibrada com o verdadeiro sentido da existênciapor
dc.description.abstractThis research was characterised as a qualitative approach study under a comprehensive-interpretative perspective. Its purpose was to propose to educators the study of yoga through the koshas, in order to enable them to experience aspects related to the bodymind-spirit integration and to their real Self. The research has developed from the questioning about the meanings of the experiences with yoga with educators from the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE( Down Syndrome Parents and Friends Association). The main theoretical reference were the espiritualistic theories of education, which bring in their essence the inventive and the symbiotic and synergic paradigms, that allege a tuning with all that exists, covering body-mind-spirit, as a portkey to the re-ligare, through the return to the union with the cosmos, with the divine, and with one´s very own essence. The information provided by the participants was collected during the experiences of yoga (asanas, pranayamas, mudras and yoga nidra) involving the study of koshas (levels of consciousness) through comments, questions and, in the last meeting, challenges proposed through the drawing of mandalas, the chosen language for the expression of the produced meanings. To interpret the images, the Leitura Transtextual Singular (Singular Transtextual Reading), developed by Ormezzano (2001) was used. The results showed that yoga awakened in the educators the need for personal revision of meaning and greater familiarity with their spiritual essence, combined to the other dimensions potentialized in the experiences. From this perspective, the use of yoga life philosophy with educators could be understood as a bold and challenging guideline, but relevant to the execution of a process to develop those human beings in all aspects, in their multiple dimensions so that, this way, they can live in a balanced and harmonious way with the true meaning of existenceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008DeniseGelain.pdf: 1318055 bytes, checksum: 3ef76dbb1ed6bebb840888e57469e1c0 (MD5) Previous issue date: 2008-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectCorpo e mentepor
dc.subjectHatha iogapor
dc.subjectEducational psychologyeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectYoga, Hathaeng
dc.subjectMind and bodyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleYoga com educadores : estabelecendo caminhos rumo ao self e ao samadhipor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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