Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEspit, Antonio Carlos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756606D0por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.contributor.advisor-co1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:30Z-
dc.date.available2009-08-13-
dc.date.issued2007-09-28-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/639-
dc.description.resumoO estudo investigou, a partir do relato de professores de ensino médio da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia (SC) EAFC, os valores presentes nas suas práticas educativas, no ambiente escolar e nos alunos, assim como a relação entre esses valores e aqueles definidos pela legislação educacional e pelos documentos escolares. A investigação procurou identificar como ocorre esse processo a partir de três vias de formação em valores: interpessoal, curricular e institucional. Pelos resultados obtidos no estudo, constatou-se que pela legislação a escola deve desenvolver a formação de valores como a ética, o respeito mútuo, a justiça, o diálogo, a solidariedade, a convivência democrática e a tolerância, entre outros. Os valores preconizados pela legislação aparecem como objetivos a serem atingidos na escola estudada, no entanto, as estratégias, as metodologias ou os projetos para o desenvolvimento desses valores não são apontados claramente no projeto escolar. Mesmo assim, constata-se que a formação de valores ocorre na escola de forma não planejada e sistemática através das interações que se dão entre alunos e professores e por influência do ambiente criado pelo contexto escolar. Os dados revelam que, de modo geral, existem diferenças entre os valores que os alunos apresentam ao ingressar e os valores que preconizam ao concluir o curso. No ingresso, predominam as atitudes de respeito, de solidariedade e de tolerância; ao concluírem o curso os alunos se manifestam mais competitivos, individualistas, intolerantes e arrogantes. Os professores creditam essa mudança de atitudes a vários fatores: à inexistência de um projeto específico para tratar dessa questão; à incoerência entre os objetivos propostos nos documentos e os processos administrativos e pedagógicos; às normas ocultas estabelecidas pelos alunos no funcionamento, principalmente, do alojamento; à ausência da família; à ausência de orientação para o atendimento de questões da adolescência e à formação deficitária dos professores para realizar esse tipo de trabalho. Em síntese, o estudo revela que a questão da formação de valores continua sendo um grande desafio nas escolas, que precisa ser enfrentada de forma efetiva e planejadapor
dc.description.abstractThis study investigates, from high school teachers report of the Escola Agrotécnica Federal de Concórdia (SC) EAFC, the values that occur in their educational practices, in the environment of the school and in the students as well as the relation among these values and those ruled by the educational legislation and by the documents of the schools. This investigation tried to identify how this process happens according to three kinds of values: interpersonal, curricular and institutional. From the results we observed that, according to the legislation the school must develop values such as ethics, respect, justice, dialog, solidarity, democratic living, and tolerance among others. These values are the aims to be reached in the school. However, the strategies, methodologies or projects to the development of these values are not clear in the school project. Even so, we observed that the formation of the values are not in a planned and systematic way through students and teachers interaction and by the influence of the environment due to the context of the school. The data show that, overall, there are differences among the values that the students present when they enter school and when they leave it. As they enter they show respect, solidarity and tolerance, but when they finish their course they are more competitive, individualists, intolerants and arrogant. Teachers believe this change happens due to attitude and several factors: there isn t a specific project to deal the issue; there is incoherence among the aims of the documents and the administrative and pedagogical processes; because of the occult norms established by students mainly in the housing: due to homesick; lack of guidance to the teenagers issues and to the poor teachers knowledge to do this kind of work. Overall, the study shows that the values are still a great challenge in the schools, and this problem must be faced in an efficient and planned wayeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007AntonioCarlosEspit.pdf: 966841 bytes, checksum: bda17f98c1b2b8c794bbf7b5693edd81 (MD5) Previous issue date: 2007-09-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrasil - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (1996)por
dc.subjectValores - Educaçãopor
dc.subjectConduta - Estudantespor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subjectConduct of lifeeng
dc.subjectValueseng
dc.subjectStudentseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleValores na escola : das proposições dos documentos oficiais às vivências de professores e dos alunos no cotidianopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007AntonioCarlosEspit.pdf944.18 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.