Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorello, Andréia Kunz-
dc.contributor.advisor1Diehl, Astor Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106525822499548por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:30Z-
dc.date.available2009-08-13-
dc.date.issued2007-08-30-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/632-
dc.description.resumoO presente estudo objetiva a produção de sentido para o passado educacional, isto é, para a história da educação, tendo por referência a memória de professoras aposentadas. O problema que nos orientou é ver como a história da educação é vivida e como perpassa pela vida docente. A proposta contempla a trajetória de professoras aposentadas no magistério estadual do Rio Grande do Sul num corte longitudinal o processo longo das suas vidas em três momentos: a sua escolha profissional pela docência e formação, a sua atuação profissional e a sua vida na aposentadoria. Quanto às questões teóricometodológicas, esta pesquisa insere-se dentro de uma abordagem qualitativa e ancora-se fundamentalmente na história oral de vida. A reconstituição da memória é feita por meio de entrevistas semi-estruturadas de forma a contemplar os objetivos do trabalho. Os conceitos centrais de memória remetem ao seu caráter coletivo, isto é, o compartilhamento de seus significados e a consideração de que a rememoração é feita a partir do presente. As professoras aposentadas participantes da pesquisa tornaram-se sujeitos protagonistas do trabalho; por isso, o tipo de construção textual deste estudo coloca a sua voz em evidência. Dessa forma, todo o texto é permeado e conduzido por essas vozes, as quais também se encontram de forma integral no corpo do texto. Em seguida, o estudo procura identificar as motivações que conduziram essas professoras ao magistério e o seu processo de formação, com evidência à educação tradicional e à importância da escola normal. Para a fase da atuação das professoras o foco central são as suas concepções pedagógico-metodológicas e as imagens produzidas ao longo da trajetória profissional. Por fim, a ênfase recai sobre a vida após a aposentadoria e envolve afazeres cotidianos e suas relações com o passado. A pesquisa faz aproximações/confrontações que permitam avançar para a análise das memórias, ao mesmo tempo em que mantêm respeito pelas singularidades/particularidadespor
dc.description.abstractThe present study aims to produce meaning for the educational past, that is, for education history, having the memory of retired teachers as reference. The problem that guided us was verifying how the history of education is lived and how it is related to the teaching life. The proposal comprises retired teachers trajectory along teaching in the state schools of Rio Grande do Sul in a longitudinal cut the long process of their lives , in three moments: their professional choice for teaching and academic formation, their professional performance and their retired lives. Concerning theoretical-methodological aspects, this research is in accordance with the qualitative approach, based fundamentally on their oral stories of life. The reconstitution of memory is made by means of semistructured interviews aiming to comprise the objectives of this work. The central concepts of memory refer to their collective feature, that is, the sharing of their significations and the consideration that remembering starts from the present. The participating retired teachers of this research became main subjects of the work. For this reason, the type of textual construction of this study places evidence in their voices. Thus, the whole text is permeated and conducted by such voices, which are also found entirely in the body of the text. Next, the study identifies the motivations which led those teachers to the teaching career, and their formation process, emphasizing traditional education and the importance of the teaching school. Regarding teachers performances, the central focus is their pedagogic-methodological conceptions and the images produced along the professional way. Finally, the emphasis is put on their lives after retirement and involves everyday tasks and their relation with the past. The research, along the text, makes approaches/confrontation which allow advancing to memory analyses, while keeping respect in relation to singularities/specificitieseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007AndreiaKunzMorello.pdf: 865262 bytes, checksum: 5ef2a773f0b5f7614833e6db00e455fc (MD5) Previous issue date: 2007-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Rio Grande do Sul - Históriapor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectProfessores - Aposentadoriapor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectRetirementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAutobiographyeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectRio Grande do Sul (Brazil)eng
dc.subjectHistoryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.titleAspectos da história da educação : memória de professoras aposentadaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007AndreiaKunzMorello.pdf844.98 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.