Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKuiawinski, Cláudia Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5524409991961107por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.contributor.advisor-co1Brandão, Edemilson Jorge Ramos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5921239393488617por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:29Z-
dc.date.available2009-08-12-
dc.date.issued2007-08-22-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/628-
dc.description.resumoEste trabalho realizou uma retomada histórica do processo de formação de professores desde o início da escolarização no Brasil até os dias atuais, explorando os diferentes saberes necessários ao professor alfabetizador, a articulação da teoria e da prática e a importância da formação inicial e continuada para o desempenho efetivo da profissão docente. Buscou, ainda, recompor estudos na área de alfabetização, nucleando-os em torno de três enfoques: a perspectiva interacionista, a perspectiva do letramento e a perspectiva docente ou pedagógica. O primeiro baseou-se nos estudos de Emilia Ferreiro e colaboradores; o segundo teve como aglutinador os trabalhos de Magda Soares e colaboradores; e, no terceiro, destinou-se atenção aos trabalhos do grupo liderado por Regina Leite Garcia. Com base na reconstrução teórica de tais abordagens e em uma pesquisa de caráter exploratório com vistas a analisar a matriz curricular do Curso de Pedagogia de quatro instituições formadoras de docentes, situadas na região norte do Rio Grande do Sul, e explorar as continuidades e descontinuidades existentes entre elas, foram analisadas as disciplinas que informam sobre a aquisição da linguagem escrita e a presença daqueles enfoques teóricos, considerados, neste trabalho, necessários à formação inicial de docentes de anos iniciais de escolarização. Pelos resultados obtidos, os quais remetem à vaguidade com que conhecimentos complexos como o da aquisição da linguagem escrita são tratados, a formação continuada é uma imposição à profissão docente, tendo não somente caráter de atualização mas como complemento aos conhecimentos iniciais, aos quais poderão ser agregados não somente elementos teórico-metodológicos mas também as experiências do professor, possibilitando melhorias no processo ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractThis paper attained a historical recapture from the formation process of elementary professors in Brazil until today, exploiting different knowing required to the elementary professor, the articulation from the theory and from the handy and the importance of the initial and continued formation about doing a good job. Picked still, to rebuild studies in the educational area, focusing it in three looks: the Interacionist prospect, the Lyrics prospect and the Professor or Educational prospect. The first category entry the studies in Emilia Ferreiro, the second category receives the hangs as of Magda Soares and her collaborators and the third category was based in the assignments of the group leaded by Regina Leite Garcia. Based in the theoretical reconstruction of the approaches and in a research with an exploratory character focusing in analyse the crate curricular from four Educational Institutions that graduate teachers in the north of Rio Grande do Sul, and explore the continuities and discontinuities existing between both, it was analyzed the subjects that informs about the acquirement of the written language, and the presence of those theoretical studies, considered in this paper, necessary to the initial formation of elementary teachers. By the obtained results, we understood that each occupational professor must consider the formation continued not just as an actualization bu also as a complement for the background acquired at the formation, then teachers can aggregate the theoretical - methodological elements and also their experiences making possible the improvement in the process of teaching and learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007ClaudiaFatimaKuiawinski.pdf: 609636 bytes, checksum: 72a211e0cf2871500e24c938af2f5974 (MD5) Previous issue date: 2007-08-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAbordagens teórico-metodológicas da alfabetização e formação de professorespor
dc.title.alternativeApproaches academic metodologicas from the alphabetization and formation as of professorseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.