Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKusiak, Sandra Mara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473364967580137por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:28Z-
dc.date.available2017-08-30-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.citationKUSIAK, Sandra Mara. The production of texts in the school: the learning of writing based on the development of didactic sequences. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/618-
dc.description.resumoEste trabalho vincula-se aos estudos sobre o processo de ensino da Língua Portuguesa tendo como foco a produção de textos. Com base em Geraldi (1999), Bronckart (2006), Dolz e Schneuwly (2004), Bakhtin (1997), entre outros que orientam as discussões acerca da linguagem e do trabalho com gêneros de textos em sala de aula, foi desenvolvida uma sequência didática, a fim de analisar se essa modalidade de organização do trabalho pedagógico produziria impactos sobre a atividade docente e a prática de produção de textos escritos dos alunos. O estudo foi desenvolvido pela professora pesquisadora junto a um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de um município do Rio Grande do Sul. A sequência didática objetivou o tratamento de um gênero de textos pouco abordado em sala de aula, o verbete de enciclopédia. Para análise, foram utilizados doze textos, resultado da produção textual de seis alunos, por meio dos quais é possível cotejar a produção inicial e a produção final dos textos, e recuperados alguns episódios, produzidos por meio da autoscopia videogravações produzidas e analisadas pela pesquisadora e professora da turma, que permitiram observar os avanços, limitações, expectativas e transformações que atravessam a prática da professora e dos estudantes. O trabalho representa um passo significativo na conquista de uma práxis que alia os estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa ao planejamento e à implementação didática. Este estudo também representa grande relevância social, pois poderá apoiar outros professores em suas buscas por alternativas para os problemas que enfrentam na sala de aula e em suas pesquisas.por
dc.description.abstractThis work is linked to the studies on the process of teaching of the Portuguese language focusing on the production of texts. Based on Geraldi (1999), Bronckart (2006), Dolz and Schneuwly (2004), Bakhtin (1997), beside others that guide the discussions about language and work with texts of genres in the classroom, a sequence was developed didactic in order to determine whether such pedagogical work organization modality produce impacts on the teaching activity and the practice of texts written by students. The study was developed by the researcher teacher with a group of students of the 6th year of primary education in a state school in a city in Rio Grande do Sul. The didactic sequence aimed at treating a genre texts rarely addressed in room class, the encyclopedia entry. For analysis, twelve texts are used, text production result of six students by means of which it is possible to collate the initial output and the final production of texts. Some episodes are recovered through autoscopy - video recordings produced and analyzed by the researcher and teacher of the class - and the recovery of the advances, limitations, expectations and transformations going through the practice of the researcher. The work represents a significant step in achieving a practice that combines studies on teaching Portuguese to the practice of planning and didactic implementation. This study also represents great social relevance, as it may support other teachers in their searches for alternatives to the problems that they face in the classroom and in their researches.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015SandraKusiak.pdf: 14417957 bytes, checksum: b93207c45720be8ae448e9eb66d5985e (MD5) Previous issue date: 2015-07-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectRedaçãopor
dc.subjectEnsino fundamental.por
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingeng
dc.subjectReading Comprehensioneng
dc.subjectWordingeng
dc.subjectElementary School.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA produção de textos na escola : o aprendizado da escrita com base no desenvolvimento de sequências didáticaspor
dc.title.alternativeThe production of texts in the school: the learning of writing based on the development of didactic sequenceseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015SandraKusiak.pdf14.08 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.