Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/604
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação natural, antropologia e sociabilidade no Emílio de Rousseau
Autor: Pokojeski, Sueli 
Primeiro orientador: Dalbosco, Claudio Almir
Resumo: A perspectiva da Educação Natural embasa a tradição pedagógica do Emílio ao delinear as diferentes etapas do desenvolvimento humano. O presente estudo enfoca o desenvolvimento humano que compreende a idade da razão e das paixões e que constitui o caráter do ser humano. No livro IV do Emílio, Rousseau formula a tese de que socialização humana se manifesta por meio do confronto dos dois sentimentos especificamente humanos, o amor de si mesmo e o amor próprio. Tal confronto sustenta o desenvolvimento do indivíduo sendo que, conhecendo seus sentimentos, ele pode conhecer e respeitar a si mesmo e aos outros. Rousseau valoriza, nessa obra, a infância da criança como um dos pontos fundamentais do prolongamento do aprendizado, o qual afetará a vida adulta, e lhe conferirá sustentabilidade e capacidade para enfrentar determinados desafios não só pessoais, como também do meio social. Reveste-se, então, de importância, seu pensamento, no desenrolar da relação entre indivíduo e sociedade, na construção do contrato como uma forma de mediar as relações sociais, culturais e educacionais
Abstract: The perspective of the Natural Education bases the pedagogical tradition of Emilio delineating the different stages of the human development. This study it focused the human development that understands the age of the reason and passions, that constitutes the character of the human being. In book IV of Emilio, Rousseau formulates the thesis of that socialization human manifest human if by means of the confrontation of the two human feelings, the love of itself and the proper love. Such confrontation supports the development of the individual being that, knowing its feelings, it can know and it respects itself and the others. Rousseau values in this book, the infancy of the child as one of the basic points of the prolongation of the learning, which will affect the adult life, e will confer it support and capacity to face definitive challenges, not only personal, as well of the social environment. It is armed, then, of importance, its thought, in uncurling of the relation between individual and society, in the construction of the contract as a form to mediate the social, cultural and educational relations
Palavras-chave: Educação - Filosofia
Sociologia educacional
Amor-próprio
Antropologia
Self-esteem
Education
Educational sociology
Anthropology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/604
Data de defesa: 3-Set-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2008SueliPokojeski.pdf1,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.