Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/595
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
Other Titles: Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire
???metadata.dc.creator???: Fortuna, Volnei 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo
Keywords: Educação - filosofia
Práxis (Filosofia)
Prática de ensino
Ética
Education - Philosophy
Praxis (Philosophy)
Teaching practice
Ethic
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015VolneiFortuna.pdf765.53 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.