Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/594
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O processo de formação continuada no projeto da pedagogia universitária
Other Titles: The process of continuing education in the university pedagogy project
???metadata.dc.creator???: Pazinato, Aldiciane 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fávero, Altair Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: A realidade denuncia a urgência em promover os processos formativos dos profissionais envolvidos no contexto do Ensino Superior, como forma de melhorar a qualidade do ensino. Constata-se a formação precária ou, às vezes, a falta de formação dos professores que atuam em sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho propõe-se a compreender o percurso de formação continuada de professores do Ensino Superior, na proposta da pedagogia universitária. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa delineada, metodologicamente, como qualitativa, quanto ao objetivo geral, de cunho exploratório e, de acordo com o procedimento técnico de pesquisa, como um estudo teórico-bibliográfico. Assim, valeu-se da estruturação de um referencial teórico e de uma revisão de literatura para compreender desde os processos de transformação da universidade, de sua origem ao século XXI, e com estes os modos de formação continuada dos professores. Ainda, e muito especialmente, abordou-se os pressupostos da pedagogia universitária para esse processo, tomando-se por base as experiências desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior gaúchas a partir da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior. Os principais resultados apontam para as profícuas possibilidades da pedagogia universitária como uma ação responsável e comprometida com o objetivo de melhoria da formação no ES, por ser um projeto de reforma inovadora deste nível de ensino, que prioriza a formação continuada qualificada dos professores. Nessa direção, seria possibilitado ao professor tornar-se um pesquisador, participar da construção do projeto pedagógico da sua instituição, trabalhar em equipe, frequentar grupos de estudos, desenvolver uma visão interdisciplinar e entender o processo de ensino e aprendizagem como construção de saberes. Conclui-se ser possível pensar a pedagogia universitária como uma política educacional, deixando de ser apenas projeto para ser um indicativo promissor para gestar e desenvolver a qualidade educativa
Abstract: The reality reveals the urgency to promote the formation processes of the professionals involved in the Higher Education context, as a way to improve the quality of education. It is listed the precarious education or, sometimes, the lack of teachers training that work in the classroom. In this context, the present research proposes itself to understand the route of continuing education of Higher Education teachers, on the university pedagogy proposal. For this, it had been developed an outline research, methodologically, as qualitative, on the overall objective, of exploratory nature and according to the technical procedure of research, as a theoretical and bibliographic study. Thus, it avail on the structuring of a theoretical framework and of a literature review to understand from the transformation processes of the university, since its origin to the twenty-first century, and with these modes of continuing education of teachers. Still, and very especially, it was approached the assumptions of university pedagogy for this process, taking as basis the developed experiences in Higher Education Institutions from Rio Grande do Sul since the Southbrazilian Network of Higher Education Researchers. The main results point to the fruitful possibilities of university pedagogy, as a responsible and committed action with the aim of improving training in Higher Education, because of is is an innovative reform project of this education level, which prioritizes the qualified continuing education of teachers. In this direction, it would be allowed to the teacher to become a researcher, to participate on the construction of the educational project of their institution, to work in teams, to attend study groups, to develop an interdisciplinary vision and to understand the teaching and learning process as construction of knowledge. It is conclude that it is possible to think the university pedagogy as an educational policy, ceasing to be just project to be a promising indicative to gestate and develop the education quality
Keywords: Ensino superior
Educação e Estado
Educação
Professores - Formação
Higher education
Education and State
Education
Teachers - Training
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PAZINATO, Aldiciane. The process of continuing education in the university pedagogy project. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/594
Issue Date: 8-Apr-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015AlcidianePasinato.pdf719.83 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.