Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/590
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As complexidades da sociedade contemporânea e a formação de professores em uma prespectiva reflexiva
Other Titles: The complexities of contemporary society and the training of teachers in a reflective perspective
???metadata.dc.creator???: Ferlin, Raquel Ardais Medeiros 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo propõe-se a discutir a complexidade da sociedade contemporânea e a formação de professores em uma perspectiva reflexiva, com vistas a tematizar possíveis desafios que possam contribuir para o trabalho docente. Para tanto, busca verificar se as propostas atuais de cursos de formação contribuem para a atuação do professor diante dos desafios da educação. Como ponto de partida aborda o histórico e as mudanças na formação docente, tendo como referência o arcabouço legal acerca da formação de professores, especialmente a Lei 5692/71 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96. A partir disso, analisa alguns problemas recorrentes na ação dos professores em seu contexto de atuação. As alternativas propostas, de modo geral, têm evidenciado a ausência de uma relação dialógica e reflexiva entre as instâncias gestoras e os professores. Isso tem produzido práticas repetitivas e pouco significativas, reduzindo o trabalho docente à reprodução de técnicas e conteúdos desconectados da vivência dos sujeitos implicados na ação pedagógica. Sustentando-se nos princípios e na concepção da formação reflexiva do professor, foi estabelecida uma interlocução entre o saber docente e a ação pedagógica como uma importante alternativa para a formação do professor no contexto atual. Essa abordagem teve como referência os trabalhos de Donald Schön e Antonio Nóvoa, os quais permitiram um entendimento ampliado do conceito de formação e de ação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa e de abordagem bibliográfica, tendo como corpus as principais referências que têm orientado a preparação do profissional da educação frente aos desafios da sociedade atual. O estudo apontou para o reconhecimento de que a formação de professores constitui elemento fundamental para se atingir os objetivos visados pela educação. No entanto, a formação inicial de professores, como base do processo, não consegue dar conta dos desafios que emergem do cotidiano. Além disso, as condições precárias de trabalho do professor dificultam uma prática reflexiva na construção de saberes, que poderiam contribuir com a formação de sujeitos autônomos e atuantes na sociedade
Keywords: Professores - Formação
Prática de ensino
Sociologia educacional
Teachers - Training
Teaching practice
Educational sociology
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FERLIN, Raquel Ardais Medeiros. The complexities of contemporary society and the training of teachers in a reflective perspective. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/590
Issue Date: 25-Aug-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015RaquelFerlin.pdf437.84 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.