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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Planilhas eletrônicas no ensino de matemática : análise de uma proposta didática para o ensino médio
Other Titles: Spreadsheets in mathematics teaching: analysis of a didactic proposal for secondary education
???metadata.dc.creator???: Tartari, Vildomar Luiz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Spalding, Luiz Eduardo Schardong
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho pertence à linha de pesquisa Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e buscou responder às seguintes questões: Em que medida as tecnologias disponíveis na sociedade, no caso deste estudo, as planilhas eletrônicas, contribuem com o processo de ensinar e aprender conceitos matemáticos? De que forma o uso de tecnologias educacionais, associadas a situações cotidianas, propiciam a interação social? Tais questionamentos definiram como objetivo do presente estudo investigar a potencialidade do uso das planilhas eletrônicas na abordagem de conceitos matemáticos, estruturadas a partir de situações vivenciais dos estudantes. Para tanto, foi delineada uma pesquisa centrada na aplicação de uma sequência didática orientada a favorecer a construção do conhecimento dentro de uma abordagem cognitiva e estruturada de modo a valorizar o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Além disso, o estudo enfatizou a importância da utilização do cotidiano e da interação social, especialmente apoiando-se na acepção de Vygotsky. Como suporte teórico, o estudo resgatou pesquisas na área do uso de tecnologias na Educação Matemática, bem como refletiu e analisou os dados coletados à luz do cognitivismo e da interação social. Em termos da metodologia, o estudo recorreu a uma pesquisa qualitativa na perspectiva de Triniños (1994), estabelecendo categorias de acordo com o proposto por Bardin (2004). Por fim, o estudo apontou a viabilidade da proposta didática apresentada e destacou sua importância como favorecedora da aprendizagem em Matemática para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Tal viabilidade foi analisada considerando a percepção do professor/pesquisador e dos estudantes, cujos resultados apontaram que abordar conceitos matemáticos por meio da tecnologia, envolvendo situações contextualizadas contribui para que os estudantes compreendam que a Matemática constitui-se em um corpo de conhecimento significativo e presente na vida dos sujeitos pesquisados. Acompanha a presente dissertação, seu produto educacional desenvolvido na forma de texto de apoio, denominado ¿Uso de planilhas eletrônicas para o ensino da Matemática: sugestões de atividades para a Educação Básica.
Abstract: This work belongs to the line of research information technologies, communication and interaction applied to the teaching of Science and Mathematics, from the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching and seeks to answer the following questions: To what extent the available technology in society in the case of this study, spreadsheets, contribute to the process of teaching and learning mathematical concepts? How the use of educational technologies associated with everyday situations, provide social interaction? Such questions have defined the purpose of the present study to investigate the potential use of spreadsheets in the approach of mathematical concepts, structured from real life experiences of the students. Therefore, research focused on application-oriented teaching sequence to facilitate the construction of knowledge in a cognitive and structured approach to enhance the use of technology in the teaching and learning of Mathematics was outlined. In addition, the study emphasized the importance of using the daily life and social interaction, especially relying on the meaning of Vygotsky. As theoretical support, the study rescued other research in the area of the use of technology in mathematics education, and reflected and analyzed the data collected in the light of cognitivism and social interaction. In terms of method, the study used a qualitative research in view of Triniños (1994), establishing categories according to the proposed by Bardin (2004). Finally, the study showed the feasibility of didactic proposal and stressed its importance as favoring learning in mathematics for students of the 1st year of high school. Such viability was analyzed considering the perception of the teacher / researcher and students, whose results showed that address mathematical concepts through technology involving contextualized situations helps students to understand that mathematics constitutes a significant body of knowledge and present in the life of the subjects. Attached to this dissertation, its educational product developed as supporting document, entitled "Use of spreadsheets for teaching mathematics: activity suggestions for basic education"
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Planilhas eletrônicas
Interação social
Mathematics - Study and teaching
Educational technology
Spreadsheets
Social interaction
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências e Matemática
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: TARTARI, Vildomar Luiz. Spreadsheets in mathematics teaching: analysis of a didactic proposal for secondary education. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/583
Issue Date: 20-May-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática



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