Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBianchetti, Tauana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7200091016080480por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:05:03Z-
dc.date.available2017-05-19-
dc.date.issued2016-04-11-
dc.identifier.citationBIANCHETTI, Tauana. Functions of 1st grade: a proposal for the 9th year of elementary education. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/582-
dc.description.resumoAs preocupações com as dificuldades dos processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos matemáticos, especialmente os do campo algébrico, motivou o desenvolvimento dessa pesquisa, com o tema função de 1º grau no ensino fundamental. Diante dos inúmeros questionamentos que emergem na sala de aula, define-se a seguinte pergunta-síntese: em que medida o desenvolvimento de um produto educacional na forma de uma sequência didática possibilita a aprendizagem de conceitos matemáticos? Seguindo esse questionamento, o objetivo dessa pesquisa foi analisar se os significados referentes ao conteúdo de função de 1º grau, desenvolvido por meio de um produto educacional, foram apropriados pelos alunos, através das interações sociais produzidas pelos participantes do processo ensino-aprendizagem. A presente investigação faz parte da linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Passo Fundo, e segue a abordagem qualitativa, por priorizar os significados atribuídos no desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica. Os objetos de análise foram planos de ensino e de aula, memórias da professora-pesquisadora, materiais produzidos pelos alunos e gravações em áudio das aulas. Os fundamentos foram buscados principalmente em autores da área de Educação Matemática, da Didática da Matemática, da Teoria Histórico-cultural e da própria Matemática, os quais subsidiaram o planejamento e o desenvolvimento da dissertação, o que incluiu o produto educacional. Na análise foi possível perceber que o desenvolvimento do produto educacional possibilitou interações entre alunos e entre alunos e professora, contribuindo para o processo de formação de conceitos, à vista disso, a professora-pesquisadora teve a oportunidade de refletir sobre a sua prática em sala de aula. Ademais, o estudo de propostas desenvolvidas em sala de aula proporciona uma reflexão crítica sobre o papel do professor e do aluno, ao contribuir para a formação continuada e o desenvolvimento profissional.por
dc.description.abstractThe concerns about the difficulties involved in teaching and learning processes of mathematical concepts, especially from the algebraic field, motivated the development of this research, with the theme of 1st degree function in elementary school. Facing several questions that emerge in the classroom, it is defined the following question-synthesis: to what dimension the development of an educational product as a didactic sequence enables the learning of mathematical concepts? Following this question, the objective of this research was to analyze if the meanings related with the subject function of 1st degree, developed through an educational product, were appropriated by the students, throughout social interactions produced by the participants in the teaching-learning process. This research is part of a line of theoretical and methodological fundamentals for the teaching of Science and Mathematics, from the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching from University of Passo Fundo, and it follows a qualitative approach, for prioritizing the meanings assigned in the development of a didactic-pedagogic proposal. The objects of this analysis were lesson plans and classes, the teacher-researcher s memories, materials produced by the students and audio recordings from the classes. The foundations were sought mainly resorting authors from the mathematics education area, the didactics of mathematics, Theory Historical-cultural and mathematics itself, which subsidized the planning and development of the dissertation, which includes the educational product. In the analysis it was revealed that the development of educational product enabled interactions between students and also between students and the teacher, contributing to the process of formation of concepts and the teacher-researcher had the opportunity to reflect on her practice in the classroom. Also, the study of the proposals developed in the classroom provides a critical reflection on the role of teacher and the students, contributing to continuing education and professional development.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016Tauana Bianchetti.pdf: 929811 bytes, checksum: ccd2256b409c5723a1f65ac87b2f5765 (MD5) Previous issue date: 2016-04-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências e Matemáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunções (Matemática)por
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)por
dc.subjectFunctions (Mathematics)eng
dc.subjectMathematics (Elementary)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleFunções de 1º grau : uma proposta para o 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeFunctions of 1st grade: a proposal for the 9th year of elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
2016Tauana Bianchetti.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.