Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBiazus, Marivane de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7054491112657174por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1LattesROSA, C. T. W. dapor
dc.date.accessioned2018-01-10T18:05:03Z-
dc.date.available2017-05-18-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.citationBIAZUS, Marivane de Oliveira. Tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio : interfaces de uma proposta didática para mecânica quântica. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/580-
dc.description.resumoO presente estudo refere-se a uma investigação sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio. A literatura especializada tem apontado que, ao mesmo tempo em que esta se mostra um tema relevante para os estudantes nesse nível de escolarização, há pouco material didático e em ponto de uso para os professores, especialmente se consideradas a necessidade e a pertinência de aproximar os conteúdos das situações cotidianas dos alunos. A pesquisa, que se insere na linha Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática, buscou discutir que implicações tem, para a aproximação dos estudantes com a FMC, mais especificamente com a Mecânica Quântica, a utilização de materiais didáticos variados e relacionados ao seu cotidiano. Desse modo, o estudo traçou como objetivo desenvolver uma sequência didática para a abordagem de tópicos de FMC no ensino médio, recorrendo, para tanto, a diferentes ferramentas didáticas e avaliando a sua pertinência. Como suporte teórico, recorreu-se à transposição didática, na perspectiva de Yves Chevallard, com intuito de analisar o caminho percorrido por um conteúdo desde sua produção na comunidade científica até sua chegada à sala de aula. Além disso, o estudo buscou apoio na teoria sociointeracionista de Lev Semenovich Vygotsky para estruturar a sequência didática e nortear sua implementação em sala de aula. Tal sequência didática foi estruturada em vinte encontros, nos quais a mecânica quântica foi abordada, utilizando-se vídeos, documentários, simuladores, atividades experimentais, entre outras ferramentas didáticas diversificadas. A aplicação da proposta didática ocorreu em uma turma de vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. A fim de servirem de subsídio ao trabalho de outros professores, as diferentes ferramentas didáticas utilizadas na sequência didática, bem como o material escrito na forma de apostila e outros recursos compilados e adaptados da literatura disponível foram reunidos em um site, o qual constitui o produto educacional desta dissertação, estando disponibilizado na página do PPGECM e podendo ser acessado de forma livre. Por fim, a coleta de dados que tinha como objetivo responder ao questionamento inicial ocorreu por meio de dois instrumentos de pesquisa: questionário pré e pós-teste e diário de bordo. Esses dois instrumentos possibilitaram inferir que o uso de ferramentas diversificadas e relacionadas a situações vivenciais dos alunos, assim como a opção didática por estruturar as atividades dentro de uma perspectiva que prima pelo diálogo e pela interação contribuem para que os estudantes se sintam mais motivados, interessados e próximos da FMC.por
dc.description.abstractThe present study is an investigation about the inclusion of Modern and Contemporary Physics (MCP) in high school. Specialized literature has indicated that, although it is a relevant subject for students in this school level, there is little didactic material at the point of use for teachers, especially if considering the need and relevance of relating the content to daily life situations of the students. The research was included in the line of methodological and theoretical foundations for teaching Sciences and Mathematics, and sought to discuss the implications for students access to MCP, more specifically Quantum Mechanics, when using diverse didactic materials related to their daily life. Thus, an objective outlined in the study was to develop a didactic sequence for approaching MCP topics in high school, hence resorting to different didactic tools and assessing their relevance. As for theoretical support, didactic transposition by Yves Chevallard s perspective was used, aiming to analyze the path made by a piece of content, since its production in the scientific community up to its introduction to the classroom. Moreover, the study sought support in Lev Semenovich Vygostsky s social interactionist theory to study the didactic sequence and guide its application in the classroom. Such didactic sequence was structured in twenty meetings that discussed quantum mechanics through videos, documentaries, simulators, experimental activities, among other different didactic tools. The didactic proposal was applied in a group of twenty senior high school students of a public school, in the city of Passo Fundo, RS, Brazil. In order to become an aid for other teachers, the different didactic tools used in the sequence, as well as the material written as a booklet and other resources compiled and adapted from the literature available, were gathered in a website, which is the educational product of this dissertation and is available in the Postgraduate Program in Education for Sciences and Mathematics page for free access. Lastly, data collection, which aimed to answer the initial question, was performed with two research instruments: pre- and post-test questionnaire, and a logbook. Both instruments allowed inferring that the use of diverse tools related to daily life situations of the students, as well as the didactic choice of structuring the activities within a perspective that strives for dialogue and interaction, helps students to be more motivated, interested, and close to MCP.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015Marivane Biazus.pdf: 892055 bytes, checksum: a3935d7ed4bfd6873113a630ac254c86 (MD5) Previous issue date: 2015-12-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências e Matemáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.subjectMecânica quântica Física - Instrumentospor
dc.subjectPhysics (High School)eng
dc.subjectPhysics - Study and teachingeng
dc.subjectQuantum mechanics Physics - Instrumentseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleTópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio : interfaces de uma proposta didática para mecânica quânticapor
dc.title.alternativeTopics of modern and contemporary physics in high school : interfaces of a didactic proposal for quantum mechanicseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015Marivane Biazus.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.