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dc.creatorCavalcanti, Juliano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319736464216694por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1LattesROSA, C. T. W. dapor
dc.date.accessioned2018-01-10T18:05:03Z-
dc.date.available2017-05-18-
dc.date.issued2016-04-22-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Juliano. Potentially significant teaching unit for the study of the human respiratory system in Elementary School II. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/579-
dc.description.resumoUm dos maiores desafios para os professores na atualidade é desenvolver metodologias que instiguem nos alunos o desejo por aprender. Por conta disso, observa-se um movimento de educadores e pesquisadores em busca da qualificação do processo de ensino e de aprendizagem em Ciências, especialmente no ensino fundamental. Em vista dessa necessidade, somada à percepção de que as metodologias utilizadas no ensino dessa componente curricular estão surtindo pouco efeito como favorecedoras na apropriação dos conteúdos, o presente estudo busca desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta didático-metodológica apoiada na teoria cognitivista da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Mais especificamente, o trabalho desenvolve uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) para o tema ¿sistema respiratório¿ nos anos finais do ensino fundamental, de modo a analisar a pertinência da proposta em termos de sua viabilidade enquanto estratégia didática. As questões norteadoras do estudo são: a UEPS se mostra uma metodologia que favorece o surgimento de diálogo e debate em sala de aula? De que modo os alunos se portam diante de abordagens didáticas que primam pela sua participação ativa na construção de seus próprios saberes? A proposta de estruturação na forma de UEPS se mostra viável para o conteúdo de sistemas respiratórios nos anos finais do ensino fundamental? Na busca por responder a esses questionamentos, o estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa e, ainda, como descritivo, apoiando-se sua coleta de dados no uso de um diário de bordo elaborado após cada encontro pelo professor-pesquisador. A aplicação da proposta didática ocorreu em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Passo Fundo, RS, no segundo semestre de 2015. Os resultados do estudo, revelados pelo diário de bordo, indicam a viabilidade da proposta, especialmente em termos da sua potencialidade para o envolvimento e questionamento dos alunos. A investigação, que integra a linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática, apresenta um blog como produto educacional, no qual as estratégias didáticas utilizadas na aplicação da proposta são descritas, os vídeos são disponibilizados e os encontros realizados durante a aplicação da UEPS são relatados.por
dc.description.abstractOne of the biggest challenges for teachers today is developing methodologies that incite the will to learn in students. Hence, a movement of teachers and researchers seeking to qualify the Sciences teaching and learning process is observed, especially in elementary school. In light of this need, added by the perception that methodologies used to teach this curricular component are having little effect as enablers in content appropriation, the present study seeks to develop, apply, and evaluate a didactic and methodological proposal based on the cognitive theory of Significant Learning by David Ausubel. More specifically, the work develops a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) for the topic of respiratory system in the final years of elementary school, so to analyze the relevance of the proposal regarding its feasibility as didactic strategy. The guiding questions of the study are: Is the UEPS a methodology that promotes dialogue and debate in the classroom? How do students behave facing didactic approaches that excel by their active participation in the construction of their own knowledge? Is the structure proposal in the form of an UEPS feasible for the content of respiratory systems in the final years of elementary school? Seeking to answer these questions, the study is characterized as qualitative and descriptive, relying data collection on a logbook produced after each meeting by a teacher-researcher. The application of the didactic proposal was given in an eighth-year class of a public elementary school in the city of Passo Fundo, RS, Brazil, at the second semester of 2015. The results of the study, revealed by the logbook, indicate the feasibility of the proposal, especially in terms of its potential for student engagement and questioning. The investigation, which is part of the line of research Theoretical and methodological basis for Sciences and Math teaching , presents a blog as educational product, wherein the didactic strategies used in the application of the proposal are described, videos are offered, and the meetings that took place during the UEPS application are reported.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016Juliano Cavalcanti.pdf: 967715 bytes, checksum: b7e7cf115b324493618683e4626e3a3d (MD5) Previous issue date: 2016-04-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências e Matemáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectSciences (Elementary)eng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge in educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUnidade de ensino potencialmente significativa para estudo do sistema respiratório humano no Ensino Fundamental IIpor
dc.title.alternativePotentially significant teaching unit for the study of the human respiratory system in Elementary School IIeng
dc.typeDissertaçãopor
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