Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGiacomelli, Alisson Cristian-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153774585894473por
dc.contributor.advisor1Samudio Pérez, Carlos Ariel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5295520104954784por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:05:02Z-
dc.date.available2017-05-18-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.citationGIACOMELLI, Alisson Cristian. Theory of relativity: a didactic proposal for high school. 2016. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/573-
dc.description.resumoO presente estudo consiste em uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa - Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática. O objetivo do trabalho consiste na estruturação de uma proposta didática para inserção de tópicos da teoria da relatividade restrita (TRR) e da teoria da relatividade geral (TRG) no ensino médio. O produto educacional resultante deste trabalho é constituído por um texto de apoio no qual é apresentado um conjunto de recursos didáticos na forma de textos, atividades experimentais, dinâmicas de sala de aula, etc. que abordam tópicos de TRR e TRG. O embasamento teórico apoia-se na didática francesa, mais especificamente na teoria da transposição didática na perspectiva de Yves Chevallard, acrescida das discussões de Jean-Pierre Astolfi. Como subsídio para a elaboração do texto de apoio, foi realizada uma análise sobre os tópicos de TRR e TRG que são abordados nos livros didáticos de ensino médio recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. A aplicação do produto educacional ocorreu em uma turma de licenciandos em Física na Universidade de Passo Fundo (UPF) como forma de avaliar a viabilidade didática do material. Com os resultados da pesquisa realizada durante a aplicação do produto educacional, foi possível verificar alguns aspectos referentes à aceitação e assimilação do grupo no que diz respeito à proposta apresentadapor
dc.description.abstractThe present study consists of a dissertation presented to the Postgraduate Program in Teaching Science and Mathematics (PPGECM) of the University of Passo Fundo (UPF), in the line of research - Theoretical-methodological Foundations for the teaching of Sciences and Mathematics. The objective of the work is to structure a didactic proposal for the insertion of topics of the theory of restricted relativity (TRR) and the theory of general relativity (TRG) in high school. The educational product resulting from this work is constituted by a supporting text in which a set of didactic resources in the form of texts, experimental activities, classroom dynamics, etc. is presented. Which cover TRR and TRG topics. The theoretical basis is based on French didactics, more specifically on the theory of didactic transposition in the perspective of Yves Chevallard, added by the discussions of Jean-Pierre Astolfi. As a subsidy for the preparation of the support text, an analysis was made on the TRR and TRG topics that are addressed in the high school textbooks recommended by the National Textbook Program (PNLD) 2015. The application of the educational product occurred in a Graduates in Physics at the University of Passo Fundo (UPF) as a way of evaluating the didactic feasibility of the material. With the results of the research carried out during the application of the educational product, it was possible to verify some aspects regarding the acceptance and assimilation of the group with respect to the presented proposaleng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:05:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016Alisson Giacomelli.pdf: 1790086 bytes, checksum: 283d6b32969a080bf4523fa00e156919 (MD5) Previous issue date: 2016-03-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências e Matemáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelatividade (Física)por
dc.subjectTeoria da aprendizagempor
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subjectRelativity (Physics)eng
dc.subjectTheory of learningeng
dc.subjectPhysics (High School)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleTeoria da relatividade : uma proposta didática para o ensino médiopor
dc.title.alternativeTheory of relativity: a didactic proposal for high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.