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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Construção de indicadores para relatório de sustentabilidade de uma instituição de ensino superior
???metadata.dc.creator???: Pasinato, Janaina 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brião, Vandré Barbosa
???metadata.dc.description.resumo???: Uma crescente preocupação global com o desempenho sustentável das organizações é fortemente observada. Ações e resultados devem se manter transparentes, utilizando indicadores que possibilitem, além do relato de desempenho, um comparativo com outras organizações. Com este objetivo, a Global Reporting Initiative apresenta diretrizes para a elaboração de um Relatório de Sustentabilidade que abrange a comunicação do desempenho econômico, ambiental e social. Também dispõe de suplementos setoriais, onde são apresentados indicadores complementares, específicos às atividades desenvolvidas por cada setor da economia. Os suplementos setoriais objetivam um melhor e mais amplo relato de desempenho frente à sustentabilidade, porém alguns setores da economia, como o da educação, ainda não possuem. Na busca de uma estrutura de indicadores voltados para uma instituição de ensino superior comunitária, realizou-se um estudo na Universidade de Passo Fundo, onde o objeto de estudo foram os Conjuntos de Protocolos de Indicadores da Global Reporting Initiative. Para isto foi criado um protocolo de estudo de caso, a fim de avaliar, adequar e buscar novos aspectos e indicadores suplementares para a instituição. Foram criados instrumentos para a pesquisa, os quais possibilitaram a realização de entrevistas aos principais gestores da instituição, além de observações diretas ao campus e a análise de documentos relevantes. Concluída a coleta de dados, cada indicador foi analisado individualmente tendo as informações obtidas consolidadas, resultando em uma estrutura de indicadores onde 70% dos indicadores da Global Reporting Initiative foram mantidos, 27% sofreram alterações na descrição do indicador e 3% excluídos. Complementando estes, foram incluídos 27 indicadores totalmente novos, específicos e característicos ao funcionamento da universidade, representando 24% da estrutura construída pela pesquisa. Conclui-se que o modelo da Global Reporting Initiative é apropriado para o Relatório de Sustentabilidade da instituição, todavia as alterações e inclusões de novos indicadores possibilitam um relato mais específico do seu desempenho econômico, ambiental e social
Abstract: A growing global concern on the sustainable performance of organizations is currently observed. Actions and results must remain transparent, using indicators that allow, in addition to the performance report, a comparison with other organizations. With this goal, the Global Reporting Initiative provides guidelines for drafting a sustainability report covering the economic, environmental and social performance. Sector supplements are also available, where are presented additional indicators specific to activities developed for each sector of the economy. The sector supplements aim better and wider reporting of performance against sustainability, but some economic sectors, such as education, do not yet have. In search of a framework of indicators aimed at an institution of higher education community, a study at the University of Passo Fundo, where the object of study was the Protocols sets of indicators of the Global Reporting Initiative. For this was created a case study protocol, in order to evaluate, adapt and find new aspects and supplementary indicators for the institution. Research instruments were created, which enabled the realization of interviews to the leading managers of the institution, in addition to campus direct observations and the analysis of relevant documents. Completed data collection, each indicator was analyzed individually having consolidated the information obtained, resulting in a framework of indicators where 70% of the Global Reporting Initiative indicators were kept, 27% have undergone changes in the description of the indicator and 3% excluded. Complementing these, 27 totally new indicators were included and characteristic specific to the operation of the University, representing 24% of the framework built by the search. It is concluded that the model of the Global Reporting Initiative is suitable for the institution's Sustainability Report; however the changes and additions of new indicators provide a more specific reporting of their economic, environmental and social performance
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Ensino superior
Sustainable development
Environmental management
Higher education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Engenharias
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia
Citation: PASINATO, Janaina. Construção de indicadores para relatório de sustentabilidade de uma instituição de ensino superior. 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/343
Issue Date: 9-Dec-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental



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