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dc.creatorPasinato, Janaina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978552235851189por
dc.contributor.advisor1Brião, Vandré Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0376063926138318por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:55:54Z-
dc.date.available2015-12-04-
dc.date.issued2013-12-09-
dc.identifier.citationPASINATO, Janaina. Construção de indicadores para relatório de sustentabilidade de uma instituição de ensino superior. 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/343-
dc.description.resumoUma crescente preocupação global com o desempenho sustentável das organizações é fortemente observada. Ações e resultados devem se manter transparentes, utilizando indicadores que possibilitem, além do relato de desempenho, um comparativo com outras organizações. Com este objetivo, a Global Reporting Initiative apresenta diretrizes para a elaboração de um Relatório de Sustentabilidade que abrange a comunicação do desempenho econômico, ambiental e social. Também dispõe de suplementos setoriais, onde são apresentados indicadores complementares, específicos às atividades desenvolvidas por cada setor da economia. Os suplementos setoriais objetivam um melhor e mais amplo relato de desempenho frente à sustentabilidade, porém alguns setores da economia, como o da educação, ainda não possuem. Na busca de uma estrutura de indicadores voltados para uma instituição de ensino superior comunitária, realizou-se um estudo na Universidade de Passo Fundo, onde o objeto de estudo foram os Conjuntos de Protocolos de Indicadores da Global Reporting Initiative. Para isto foi criado um protocolo de estudo de caso, a fim de avaliar, adequar e buscar novos aspectos e indicadores suplementares para a instituição. Foram criados instrumentos para a pesquisa, os quais possibilitaram a realização de entrevistas aos principais gestores da instituição, além de observações diretas ao campus e a análise de documentos relevantes. Concluída a coleta de dados, cada indicador foi analisado individualmente tendo as informações obtidas consolidadas, resultando em uma estrutura de indicadores onde 70% dos indicadores da Global Reporting Initiative foram mantidos, 27% sofreram alterações na descrição do indicador e 3% excluídos. Complementando estes, foram incluídos 27 indicadores totalmente novos, específicos e característicos ao funcionamento da universidade, representando 24% da estrutura construída pela pesquisa. Conclui-se que o modelo da Global Reporting Initiative é apropriado para o Relatório de Sustentabilidade da instituição, todavia as alterações e inclusões de novos indicadores possibilitam um relato mais específico do seu desempenho econômico, ambiental e socialpor
dc.description.abstractA growing global concern on the sustainable performance of organizations is currently observed. Actions and results must remain transparent, using indicators that allow, in addition to the performance report, a comparison with other organizations. With this goal, the Global Reporting Initiative provides guidelines for drafting a sustainability report covering the economic, environmental and social performance. Sector supplements are also available, where are presented additional indicators specific to activities developed for each sector of the economy. The sector supplements aim better and wider reporting of performance against sustainability, but some economic sectors, such as education, do not yet have. In search of a framework of indicators aimed at an institution of higher education community, a study at the University of Passo Fundo, where the object of study was the Protocols sets of indicators of the Global Reporting Initiative. For this was created a case study protocol, in order to evaluate, adapt and find new aspects and supplementary indicators for the institution. Research instruments were created, which enabled the realization of interviews to the leading managers of the institution, in addition to campus direct observations and the analysis of relevant documents. Completed data collection, each indicator was analyzed individually having consolidated the information obtained, resulting in a framework of indicators where 70% of the Global Reporting Initiative indicators were kept, 27% have undergone changes in the description of the indicator and 3% excluded. Complementing these, 27 totally new indicators were included and characteristic specific to the operation of the University, representing 24% of the framework built by the search. It is concluded that the model of the Global Reporting Initiative is suitable for the institution's Sustainability Report; however the changes and additions of new indicators provide a more specific reporting of their economic, environmental and social performanceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:55:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013JanainaPasinato.pdf: 3069378 bytes, checksum: ae06319625863583725d606962349c69 (MD5) Previous issue date: 2013-12-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenhariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectEnvironmental managementeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.titleConstrução de indicadores para relatório de sustentabilidade de uma instituição de ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental



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