Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJorge, Fabiano da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246225553667253por
dc.contributor.advisor1Rosa, Francisco Dalla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4152617439488738por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:55:49Z-
dc.date.available2015-08-24-
dc.date.issued2014-10-17-
dc.identifier.citationJORGE, Fabiano da Silva. Comportamento de material fresado com adição de cimento portland e emulsão. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/320-
dc.description.resumoNo Brasil, a reciclagem de pavimentos flexíveis é uma das boas alternativas para a restauração de uma malha rodoviária antiga, deficitária e que não atende mais aos esforços a que são solicitados. A reciclagem a frio, por contribuir mais para a preservação ambiental e ser a técnica mundialmente mais executada e estudada, foi o objeto deste estudo. Pesquisas e obras já executadas no país também mostram que a reciclagem, além de recuperar o pavimento, pode agregar resistência na estrutura quando adicionado um ou mais agentes estabilizadores. Neste contexto, a presente dissertação de mestrado propôs o estudo das propriedades mecânicas com a adição de estabilizadores na reciclagem de pavimentos flexíveis. O estudo foi realizado com amostras de materiais oriundas da região de Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul, na rodovia federal BR-116. Foram coletadas amostras de uma camada de 15,0 cm de pavimento fresado contendo aproximadamente 5,0 cm de revestimento betuminoso e 10,0 cm de base de brita graduada. Por meio de ensaios e a partir de uma amostra de referência, foi analisado o comportamento mecânico adquirido para as amostras com adição simples de cimento, adição simples de emulsão asfáltica e ainda, com a adição combinada de emulsão asfáltica e cimento. A Resistência à Tração para misturas com adição simples de cimento obtiveram resultados cerca de dez vezes maiores quando comparados às misturas com adição simples de emulsão. O Módulo de Resiliência para misturas com adição simples ou combinada de cimento se mostraram frágeis para estruturas flexíveis, enquanto que as misturas com adição simples de emulsão teve um melhor desempenho. Concluiu-se que na condição de pavimento flexível a escolha mais adequada é a mistura com adição de emulsão, enquanto que na condição de pavimento invertido as melhores escolhas são as misturas com adição de cimento e com adição combinada de emulsão e cimento. Todas as misturas com adição obtiveram ganho no equivalente estrutural e consequentemente uma estrutura total menor, tornando a reciclagem de pavimentos flexíveis com adição de agentes estabilizadores uma alternativa, ambientalmente, tecnicamente e economicamente viável. Concluiu-se ainda que o ideal fosse utilizar um software para a verificação das fadigas compatíveis com pavimentos flexíveis, semirrígidos e pavimentos invertidospor
dc.description.abstractIn Brazil, the recycling of flexible pavements has been a good alternative for the restoration of an old and deficient roadway network that does not respond to the required efforts any more. The object of this study was the cold recycling because it contributes more for the environmental preservation and it is the most executed and studied technique worldwide. Researches and pieces of work executed in our country have also shown that this recycling, besides restoring the pavement, aggregates resistance to the structure when one or more stabilizers are added to that. In this context, the present essay proposes the study of mechanical features with the addition of stabilizers in the recycling of flexible pavements. The study was developed with samples of materials from the federal motorway BR-116, in the region of Pelotas, a city in the south of the state of Rio Grande do Sul. Samples of a layer of 15,0 cm from recycled pavement which contained approximately 5,0 cm of bitumen coating and 10,0 cm of graded gravel were collected. The mechanical behaviour was analysed through testing reference samples with a simple addition of cement, asphalt emulsion and even with a combined addition of both elements. The Indirect tensile Strenght for mixtures of simple addition of cement got ten times greater results compared to the mixtures with simple addition of emulsion. The Resilience Module for simple or combined additions of cement was proved fragile for flexible structures, while those mixtures with simple emulsion addition had a better performance. We can imply that, for flexible pavements, the most appropriate choice is the mixture with addition of emulsion, while, in inverted pavements, the best choices are the mixtures with addition of cement and those combined with emulsion and cement. All the mixtures with additions showed an advantage in the structural equivalent and, consequently, in a smaller structure, turning the recycling of flexible pavements with addition of stabilizer agents an environmental alternative, technically and economically viable. It was also concluded that the use of a software to verify the fatigue compatible to the flexible, semirigid and inverted pavements would be ideal for this kind of jobeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:55:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014FabianodaSilvaJorge.pdf: 1767709 bytes, checksum: fae7b86928957cacda2eac5bb8366135 (MD5) Previous issue date: 2014-10-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenhariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMáquinaspor
dc.subjectRodovias - Projetospor
dc.subjectMateriais - Indústria de reciclagempor
dc.subjectMachineseng
dc.subjectHighways - Projectseng
dc.subjectMaterials - Industry Recyclingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGOpor
dc.titleComportamento de material fresado com adição de cimento portland e emulsãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.