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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sorção e migração de biodiesel em um latossolo argiloso
Autor: Cecchin, Iziquiel 
Primeiro orientador: Thomé, Antônio
Resumo: Em virtude do acelerado crescimento industrial que vem se desencadeando no âmbito mundial, os impactos ambientais associados a estes acabam inevitavelmente aumentando na mesma escala. Nesse aspecto, acidentes envolvendo o derramamento de compostos oleosos tem sido alvo de inúmeras pesquisas, desafiando os profissionais que atuam na área. Objetivou-se avaliar como fatores físico-químicos e estruturais de um solo argiloso podem influenciar na sorção e migração de um derramamento de biodiesel de soja. O solo estudado foi coletado a 1,2 m de profundidade em uma trincheira no campus experimental da Universidade de Passo Fundo. Realizou-se os ensaios de classificação física e química do solo estudado, sendo este classificado pedologicamente como Latossolo Vermelho Distrófico Húmico com baixo teor de matéria orgânica. Realizou-se o procedimento experimental em três etapas. Para a determinação das curvas características, moldou-se corpos de prova de 100 g de solo seco em 15 umidades diferentes, variando de 15 a 36 e em índices de vazios de 1,14; 1,24 e 1,34, sendo realizado um bloco de experimentos sem a presença de nutrientes e outro com a presença destes. Para o isolamento da variável adsorção, moldou-se corpos de prova de 100 g de solo seco, em diferentes índices de vazios (1,14; 1,24 e; 1,34), diferentes umidades (15, 25 e 35 %) sendo realizado um bloco de experimentos sem a presença de nutrientes e outro com a presença destes. Em ambos os blocos experimentais, misturou-se com a massa de solo durante a moldagem uma quantidade de biodiesel equivalente a uma contaminação de 40g/kg de solo seco (4%). Após moldados, os corpos de prova foram armazenados e esterilizados sendo definidos 3 tempos de contato entre o solo e o contaminante: 0, 15 e 30 dias. Para a execução do projeto final, moldou-se corpos de prova de 400 gramas de solo seco, em diferentes índices de vazios e diferentes umidades com e sem a adição de nutrientes. Os corpos de prova foram submetidos a uma simulação de derramamento de combustíveis equivalente ao volume de vazios de cada corpo de prova, sendo deixado sob a percolação desta por um período de 15 dias. Após este período, os corpos de prova foram submetidos a três valores de simulação de precipitação (0, 30 e 60 mm) e deixados em repouso para a percolação desta por um período de 15 dias. As análises de teor residual foram realizadas quantitativamente através do método de ultrassom determinando a saturação residual do contaminante. As curvas características obtidas indicaram que com incremento de nutrientes nos corpos de prova, a curva característica teve seus resultados de sucção relativamente aumentados. Nos ensaios de isolamento da adsorção, as análises de teor residual foram realizadas quantitativamente através do método de ultrassom determinando a saturação residual do contaminante. Os resultados obtidos apresentaram que o teor de umidade teve uma grande influência no experimento, proporcionando em corpos de prova de 15% de umidade uma redução da contaminação até 54% maior do que o obtido em corpos de prova com umidade 35%. A presença de nutrientes proporcionou uma redução da capacidade de sorção em praticamente todas as configurações estruturais estudadas. No experimento final, observou-se que os maiores resultados de teor residual de contaminante se deu nos corpos de prova com umidade de 15% e sem precipitação. Os efeitos da simulação de precipitação apresentou-se como um dos fatores mais influentes para os corpos de prova com adição de nutrientes, promovendo reduções maiores do que nos corpos de prova sem a adição destes. A umidade também apresentou-se como um grande fator de influência no experimento, sendo que em corpos de prova com a menor umidade apresentaram maiores resultados de contaminante extraído. Conclui-se desta maneira que a aplicação de bioestimulação com nutrientes químicos promovem desorção de contaminante, aumentando a pluma de contaminação de biodiesel, sendo necessário considerar este fator antes da intervenção na área impactada
Abstract: Because of accelerated industrial growth that has been unleashing on the world stage, the environmental impacts associated with these inevitably end up increasing at the same scale. In this respect, accidents involving spills of oily compounds has been the subject of numerous studies, challenging the professionals who work in the area. This study aimed to evaluate how physicochemical and structural factors of a clay soil can influence the sorption and migration of a spill of soybean biodiesel. The soil samples were collected at 1.2 m depth in a trench in the experimental campus of the University of Passo Fundo. Was realized tests of physical and chemical classification of the studied soil, which is classified as a Dystrophic Humic Red Latosol with low organic matter content. The experimental procedure was performed in three steps. For the determination of the characteristic curves, was molded up samples of 100 g of dry soil in 15 different moisture contents ranging from 15 to 36 and void ratios of 1.14, 1.24 and 1.34, being carried out one experimental block without addition of nutrients and another block with the presence of these. For the isolation of the adsorption variable, was molded up samples of 100 g of dry soil at different void ratios (1.14, 1.24 and, 1.34), different moisture content (15, 25 and 35%), being carried out one experimental block without addition of nutrients and another block with the presence of these. In both experimental blocks, it was mixed with the soil mass during the molding step an amount equivalent to a biodiesel contamination of 40 g/kg of dry soil (4%). After molded, the samples were stored and sterilized being defined 3 contact time between the soil and the contaminant: 0, 15 and 30 days. For the evaluation of the influence of the rainfall, the samples was molded using 400 grams of dry soil at different void ratios and different moisture content with and without the addition of nutrients. The samples were submitted to a simulated spill equivalent to the volume of voids of each specimen being left in the percolation of this for a period of 15 days. After this period, the samples were subjected to three simulated rainfall values (0, 30, 60 mm) and left to stand for this percolating for a period of 15 days. The residual content were performed quantitatively by the ultrasound method, determining the residual saturation of the contaminant. The characteristic suction curves obtained indicated that the addition of nutrients in the samples, increase significantly the suction in the soil. In the experiments of isolation of adsorption, the results showed that the moisture content had a large influence in the experiment, providing in the samples with 15% moisture a reduction of the contamination up to 54% greater than that obtained in specimens with 35% of moisture. The presence of nutrients provided a reduction in the sorption capacity in practically all structural configurations studied. Was observed that the greatest results of residual contaminant content occurred in the specimens with 15% of moisture and no rainfall simulation. The effects of simulated rainfall was presented one of the most influential factors for the specimens with the addition of nutrients, promoting greater reductions than in specimens without the addition of these. Moisture also presented itself as a great influencing factor in the experiment, being that the samples with lower moisture had higher contaminant extracted results. We conclude that the application of biostimulation with chemical nutrients promote the increase of the plume of contamination of biodiesel, being necessary to consider this factor before decide start and intervention in the impacted area
Palavras-chave: Biodiesel - Contaminação do solo
Latossolos
Solos - Poluição
Biodiesel - Soil contamination
Latosols
Soil - Pollution
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia
Citação: CECCHIN, Iziquiel. Sorção e migração de biodiesel em um latossolo argiloso. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/300
Data de defesa: 6-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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