Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2743
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação financeira no ensino médio: um ensino com significado
???metadata.dc.creator???: Oliveira, José Roberto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Juliano Tonezer da
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, intitulado ¿Educação financeira no ensino médio: um ensino com significado¿, vinculado ao Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF), na linha de pesquisa Tecnologias de Informação, Comunicação e Interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, foi desenvolvido junto a uma da Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Porto Velho (RO), em uma turma da segunda série do ensino médio. Foi construída uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, que abordou a matemática financeira na compreensão do valor do dinheiro no tempo, e teve como suporte o uso de software de planilha eletrônica. O objetivo geral foi identificar as implicações de uma sequência didática, baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, no processo de ensino da Educação Financeira, junto a uma turma de alunos da segunda série do ensino médio. A metodologia da pesquisa utilizada foi a qualitativa, que permeia todo o processo e não apenas o resultado final, valorizando a participação dos envolvidos, estudantes e pesquisadores. A aplicação da sequência didática foi por meio de aulas expositivas dialogadas, videoaulas, discussões em círculo, instrumentos investigativos, questionários, avaliação diagnóstica, avaliação somativa e seminário. As discussões provenientes da análise de dados encontram-se relatadas no decorrer de cada um dos encontros. Os resultados foram positivos, pois os estudantes demonstraram que assimilaram os conteúdos, principalmente por produzirem os orçamentos financeiros satisfatoriamente, e suas defesas, no seminário, relacionando tópicos da Educação Financeira ao que foi trabalhado durante a sequência didática. Isso evidenciou que as estruturas cognitivas desses estudantes ficaram mais definidas e ampliadas, inferindo que houveram indícios de ocorrência de aprendizagem significativa. Por fim, o produto educacional que integra esta dissertação está disponível no portal dos produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.
Abstract: This work, entitled "Financial education in high school: a meaningful teaching", linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo (PPGECM/UPF), in the research line Information, Communication and Interaction Technologies applied to the teaching of Science and Mathematics, was developed together with a State Elementary and Secondary Education Network in the city of Porto Velho (RO), in a class of the second grade of high school. A didactic sequence was constructed based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS), which addressed financial mathematics in the understanding of the value of money over time, and was supported by the use of spreadsheet software. The general objective was to identify the implications of a didactic sequence, based on the Theory of Meaningful Learning, in the process of teaching Financial Education, with a class of second grade high school students. The research methodology used was qualitative, which permeates the entire process and not just the final result, valuing the participation of those involved, students and researchers. The teaching sequence was applied through expository dialogue classes, video classes, circle discussions, investigative instruments, questionnaires, diagnostic assessment, summative assessment and seminar. The discussions resulting from the data analysis are reported during each of the meetings. The results were positive, as the students demonstrated that they assimilated the content, mainly by producing financial budgets satisfactorily, and their defenses, in the seminar, relating topics of Financial Education to what was worked on during the teaching sequence. This showed that the cognitive structures of these students became more defined and expanded, inferring that there were signs of significant learning. Finally, the educational product that is part of this dissertation is available on the educational products portal of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo.
Keywords: Matemática financeira - Estudo e ensino (Ensino médio)
Educação financeira
Aprendizagem significativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: OLIVEIRA, José Roberto. Educação financeira no ensino médio: um ensino com significado. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2743
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023JoseRobertoOliveira.pdfDissertação José Roberto Oliveira4.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.