Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2729
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental sobre Transtorno do Espectro Autista
???metadata.dc.creator???: Araújo, Greice Helem Trigueiro da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Samudio Pérez, Carlos Ariel
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho apresenta como problemática principal o processo de ensino-aprendizagem em Ciências com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista - TEA, enfatizando a importância de que os professores se sintam preparados para proceder a seleção e adaptação das estratégias didáticas para auxiliar esses estudantes na aprendizagem. De forma mais específica, o estudo busca defender a ideia de que para o professor intervir de forma especializada no espaço escolar com esses estudantes, necessita uma formação continuada como princípio que assegura a qualidade dos saberes. Nesse sentido, o trabalho toma como questão central a seguinte pergunta: como professores que ministram aulas de Ciências, avaliam um curso de formação continuada na temática TEA em termos da compreensão das características dos estudantes portadores desse transtorno e das necessidades adaptativas do processo ensino-aprendizagem? O objetivo principal consiste em elaborar, desenvolver e avaliar um material de apoio para professores do Ensino Fundamental ¿ Anos Finais sobre o TEA, voltado a contemplar conhecimentos básicos sobre esse transtorno e vinculados ao contexto educacional. Para tanto, a pesquisa toma como referência a realização de um curso para professores do Ensino Fundamental de uma escola pertencente a Rede Estadual de Educação do Estado de Rondônia, localizada em Porto Velho. Para tanto, é elaborado um texto na foram de produto educacional voltado a discutir características do TEA, documentos e legislação pertinente ao ensino para esses estudantes, ações de acolhimento e integração na turma para esses estudantes e atividades que podem ser realizadas no ensino de Ciências. O referencial teórico que embasa o curso desenvolvido apoia-se na perspectiva de formação a partir das ideias de Francisco Imbérnon e por autores que auxiliam na compreensão das especificidades da educação inclusiva, especialmente em termos dos estudantes com TEA. O curso foi estruturado em duas partes, envolvendo três encontros, sendo a primeira parte destinada a todos os nove professores da escola e a segunda aos três professores de Ciências que atuam no Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, o curso apoia-se na perspectiva de uma pesquisa qualitativa envolvendo o uso de dois instrumentos para produção dos dados: diário de bordo preenchido pela pesquisadora e entrevistas semiestruturadas com as três professoras de Ciências da escola. Como resultado o estudo aponta o interesse dos professores pela temática e o desejo em buscar alternativas que possam qualificar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Além disso, evidencia a importância de trazer para a escola materiais e cursos que permitam aos professores ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e também de criar espaço para que esses professores possam expressar seus sentimentos, inseguranças e anseios. O produto educacional que acompanha essa dissertação é no formato de um material de apoio para professor do Ensino Fundamental e que foi especialmente elaborado para a realização do curso. Este material está disponível em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741229.
Abstract: The present work presents as its main problem the teaching-learning process in Science with students with Autism Spectrum Disorder - ASD, emphasizing the importance of teachers feeling prepared to select and adapt teaching strategies to assist these students in learning. More specifically, the study seeks to defend the idea that for teachers to intervene in a specialized way in the school space with these students, they need continued training as a principle that ensures the quality of knowledge. In this sense, the work takes as its central question the following question: how do teachers who teach Science classes evaluate a continuing education course on ASD in terms of understanding the characteristics of students with this disorder and the adaptive needs of the teaching-learning process? ? The main objective is to prepare, develop and evaluate support material for Elementary School - Final Years teachers on ASD, aimed at covering basic knowledge about this disorder and linked to the educational context. To this end, the research takes as a reference the completion of a course for Elementary School teachers at a school belonging to the State Education Network of the State of Rondônia, located in Porto Velho. To this end, a text is prepared as an educational product aimed at discussing characteristics of ASD, documents and legislation relevant to teaching for these students, welcoming and integration actions in the class for these students and activities that can be carried out in Science teaching. The theoretical framework that underlies the course developed is based on the perspective of training based on the ideas of Francisco Imbérnon and authors who help to understand the specificities of inclusive education, especially in terms of students with ASD. The course was structured in two parts, involving three meetings, the first part being aimed at all nine teachers at the school and the second at the three Science teachers who work in Elementary Education. In methodological terms, the course is based on the perspective of qualitative research involving the use of two instruments to produce data: a logbook filled out by the researcher and semi-structured interviews with the school's three Science teachers. As a result, the study highlights teachers' interest in the topic and the desire to seek alternatives that can improve the learning of students with ASD. Furthermore, it highlights the importance of bringing to school materials and courses that allow teachers to expand their knowledge on the subject and also to create space for these teachers to express their feelings, insecurities and desires. The educational product that accompanies this dissertation is in the form of support material for elementary school teachers and was specially designed for the course. This material is available at http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741229.
Keywords: Educação inclusiva
Professores - Formação
Autismo
Educação especial
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: ARAÚJO, Greice Helem Trigueiro da Silva. Formação continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental sobre Transtorno do Espectro Autista. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2729
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023GreiceHelemT.S.Araujo.pdfDissertação Greice Helem Trigueiros da Silva Araújo2.78 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.