Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2722
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ensino lúdico da citologia para o ensino fundamental anos finais com suporte da computação desplugada
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Lucivan Néri 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Juliano Tonezer da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho, intitulado "O ensino lúdico da citologia para o Ensino Fundamental Anos Finais com suporte da computação desplugada", vinculado ao Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM - UPF), na linha de pesquisa Tecnologias de Informação, Comunicação e Interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, foi desenvolvido junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves, da rede pública de ensino, localizada na cidade de Cerejeiras-RO, em horário de contraturno com alunos 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, da zona urbana. A questão norteadora da dissertação foi: como utilizar o lúdico com suporte da computação desplugada nas aulas de citologia no Ensino Fundamental Anos Finais, a fim de aprimorar o processo de aprendizagem? Diante disso, teve-se como objetivo principal, desenvolver o ensino da citologia de forma lúdica e com o suporte da computação desplugada, oportunizando novas estratégias de aprendizagem aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, diante das diversas práticas pedagógicas e frente às novas tecnologias. Fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) a proposta metodológica foi estruturada em uma sequência didática de 11 encontros com atividades lúdicas, de computação desplugada, visita técnica a laboratório de Ciências/Biologia, produção de relatórios e construção de maquetes comestíveis, visando estimular o aprendizado da citologia e desenvolver o Pensamento Computacional (PC). A metodologia de pesquisa ruled na abordagem qualitativa, de natureza aplicada; quanto aos objetivos, se caracterizou por uma pesquisa exploratória e participante. Para isso, algumas etapas foram realizadas, tais como: pesquisas bibliográficas, definição de turmas e produção do Produto Educacional (PE). Para a coleta de dados, realizou-se uma roda de conversa, a fim de fazer o levantamento dos conhecimentos prévios, relatos no diário de bordo do professor pesquisador, atividades desenvolvidas pelos alunos, relatório de visita técnica e registros fotográficos durante toda a aplicação do projeto de pesquisa. Os resultados apontaram que a ludicidade e a Computação Desplugada, frente ao público da nova era tecnológica, tornam-se aliados, podendo ser uma importante estratégia de ensino possibilitando tornar o estudo da citologia mais dinâmico, envolvente e divertido, já que, em vários momentos, mostrou indícios de aprendizagens, como por exemplo, a motivação, a colaboração, a comunicação, a compreensão, a retenção dos conteúdos, além de despertar a curiosidade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais dos alunos. Por fim, o produto educacional, documento adicional desta dissertação, está disponível no portal dos produtos educacionais do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e no site EduCapes.
Abstract: The present work, entitled "The playful teaching of cytology for Elementary School Final Years with the support of unplugged computing", linked to the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo (PPGECM - UPF), in the line research project Information, Communication and Interaction Technologies applied to the teaching of Science and Mathematics, was developed together with the Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves, part of the public education network, located in the city of Cerejeiras-RO, during after-school hours with 6th grade students year of Elementary School Final Years, in the urban area. The guiding question of the dissertation was: how to use play with the support of unplugged computing in cytology classes in Elementary School Final Years, in order to improve the learning process? In view of this, the main objective was to develop the teaching of cytology in a playful way and with the support of unplugged computing, providing new learning strategies for students in the 6th year of Final Years Elementary School, given the different pedagogical practices and the new technologies. Based on the Three Pedagogical Moments (Initial Questioning, Organization of Knowledge and Application of Knowledge) the methodological proposal was structured in a didactic sequence of 11 meetings with playful activities, unplugged computing, technical visit to a Science/Biology laboratory, production of reports and construction of edible models, aiming to stimulate the learning of cytology and develop Computational Thinking (CP). The research methodology was based on a qualitative approach, of an applied nature; As for the objectives, it was characterized by exploratory and participatory research. For this, some steps were carried out, such as: bibliographical research, definition of classes and production of the Educational Product (EP). For data collection, a conversation circle was held, in order to collect prior knowledge, reports in the research teacher's logbook, activities developed by students, technical visit report and photographic records throughout the application of the research project. The results showed that playfulness and Unplugged Computing, in the face of the public of the new technological era, become allies, and can be an important teaching strategy making it possible to make the study of cytology more dynamic, engaging and fun, since, at various times , showed evidence of learning, such as motivation, collaboration, communication, understanding, retention of content, in addition to awakening curiosity and the development of students' cognitive and socio-emotional skills. Finally, the educational product, an additional document for this dissertation, is available on the educational products portal of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo and on the EduCapes website.
Keywords: Biologia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Citologia
Atividades criativas na sala de aula
Computação - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: BARBOSA, Lucivan Néri. Ensino lúdico da citologia para o ensino fundamental anos finais com suporte da computação desplugada. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2722
Issue Date: 21-Oct-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023LucivanNeriBarbosa.pdfDissertação Lucivan Néri Barbosa7.83 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.