Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLiebmann, Simone Ponath-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0898327092980377por
dc.contributor.advisor1Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746488333257798por
dc.date.accessioned2024-08-16T19:49:18Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.citationLIEBMANN, Simone Ponath. O ensino de DNA por uma UEPS mediada por tecnologias digitais e contextualizada com a biologia forense. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2719-
dc.description.resumoAs demandas atuais indicam a necessidade de mudanças no contexto educacional, principalmente em se falando do ensino de Biologia, exigindo-se estratégias diversificadas e atrativas de modo a facilitar a aprendizagem de forma que seja significativa. O ensino de genética moderna, principalmente o conteúdo de DNA, apresenta muitos desafios, tais como a complexidade e o alto nível de abstração dos conteúdos, e ainda a dificuldade de relacionar diferentes conceitos com fenômenos do cotidiano. Diante disso, o questionamento dessa pesquisa foi de que forma uma UEPS pode contribuir para o ensino de DNA a partir de um cenário da ciência forense por meio de recursos tecnológicos digitais? Sendo assim, o objetivo desse estudo foi avaliar as contribuições de uma sequência didática organizada as luzes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do conteúdo de DNA, contextualizado por meio da Genética Forense com o auxílio de tecnologias para estudantes do ensino médio. Essa pesquisa foi realizada com uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola em tempo integral, do município de Espigão do Oeste -RO. Partindo-se da premissa de que o estudante precisa estar disposto a aprender e também que o material precisa ser um potencializador para que assim ocorra uma aprendizagem significativa, esse estudo apoia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. Com isso, foi elaborada uma sequência didática, seguindo os passos elencados por Marco Antônio Moreira, para abordar o conteúdo de DNA e contextualizado com a ciência forense, afim de tornar o ensino atrativo. E ainda, levando em consideração que os alunos gostam de filmes, seriados, entre outros, que abordam investigações criminais e que estas mostram técnicas envolvendo a utilização de DNA, como forma de fomentar o interesse nos alunos acerca do tema e, consequentemente, do conteúdo, foram utilizadas diversas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), afim de dinamizar as atividades junto aos alunos. Essa pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa, pois buscou analisar a proposta didática em relação de sua viabilidade de ser aplicada no ambiente escolar e, ainda, é caracterizada pela a pesquisa-ação, levando em conta que teve a participação da professora-pesquisadora no ambiente de estudo. O produto educacional que acompanha a presente dissertação refere-se a uma sequência didática destinada a professores de Biologia das séries finais do Ensino Médio e reúne atividades voltadas ao estudo de DNA. Essa UEPS, permeada por tecnologias digitais e contextualizada com a ciência forense, apresentou resultados satisfatórios após análise das atividades realizadas, trabalhos apresentados, atividades práticas feitas e a devolutiva dos alunos, demonstrando haver evidências de uma aprendizagem significativa. Tal produto encontra-se disponível na página do PPGECM/UPF e no repositório do EduCapes http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741242.por
dc.description.abstractCurrent demands indicate the need for changes in the educational context, especially when it comes to teaching Biology, requiring diverse and attractive strategies to facilitate learning in a meaningful way. Teaching modern genetics, especially DNA content, presents many challenges, such as the complexity and high level of abstraction of the content, and also the difficulty of relating different concepts to everyday phenomena. Given this, the question of this research was how can a UEPS contribute to the teaching of DNA from a forensic science scenario through digital technological resources? Therefore, the objective of this study was to evaluate the contributions of a didactic sequence organized under the lights of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) for teaching DNA content, contextualized through Forensic Genetics with the aid of technologies for students of the high school. This research was carried out with a third-year high school class from a full-time school, in the municipality of Espigão do Oeste - RO. Based on the premise that the student needs to be willing to learn and also that the material needs to be an enabler for meaningful learning to occur, this study is based on David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning. With this, a didactic sequence was created, following the steps listed by Marco Antônio Moreira, to address DNA content and contextualized with forensic science, in order to make teaching attractive. And also, taking into account that students like films, series, among others, that address criminal investigations and that these show techniques involving the use of DNA, as a way of fostering interest in students about the topic and, consequently, the content , various Digital Information and Communication Technologies (TDIC) were used in order to streamline activities with students. This research was characterized as qualitative in nature, as it sought to analyze the didactic proposal in relation to its feasibility of being applied in the school environment and, furthermore, it is characterized by action research, taking into account that it had the participation of the teacher-researcher in the study environment. The educational product that accompanies this dissertation refers to a didactic sequence aimed at Biology teachers in the final years of high school and brings together activities focused on the study of DNA. This UEPS, permeated by digital technologies and contextualized with forensic science, presented satisfactory results after analyzing the activities carried out, work presented, practical activities carried out and feedback from students, demonstrating that there is evidence of significant learning. This product is available on the PPGECM/UPF page and in the EduCapes repository http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741242.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-16T19:49:18Z No. of bitstreams: 1 2023SimonePonathLiebmann.pdf: 7368271 bytes, checksum: 0d9b94887358621fe5f2868ec0e708ed (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-16T19:49:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023SimonePonathLiebmann.pdf: 7368271 bytes, checksum: 0d9b94887358621fe5f2868ec0e708ed (MD5) Previous issue date: 2023-10-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDNApor
dc.subjectBiologia forensepor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectDidáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.titleO ensino de DNA por uma UEPS mediada por tecnologias digitais e contextualizada com a biologia forensepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023SimonePonathLiebmann.pdfDissertação Simone Ponath Liebmann7.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.