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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma UEPS para abordar a temática energia limpa visando a sustentabilidade
???metadata.dc.creator???: Pereira, Ana Paula dos Reis 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Darroz, Luiz Marcelo
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa apresentada nesta dissertação parte da necessidade de promover um ensino de Ciências, em especial os temas relacionados a fontes de energia e sustentabilidade, contextualizado, que possibilite a formação de conceitos e suas aplicações no cotidiano vivencial. Para tanto, buscou-se suporte na Teoria da Aprendizagem Significativa para apresentar uma alternativa ao ensino que privilegiam a memorização e a decoreba dos conceitos estudados em sala de aula. Nessa perspectiva, o estudo delineou como objetivo produzir uma sequência didática ¿ estruturada no formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) ¿ que contribua para a promoção de aprendizagem significativa de energia solar na direção da sustentabilidade. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: quais são as contribuições de uma UEPS para a promoção de aprendizagens significativas sobre a energia solar visando à sustentabilidade? Para o desenvolvimento da investigação, foi elaborado um Produto Educacional com a proposta de uma UEPS constituída de 11 encontros. Trata-se de uma pesquisa de Intervenção Pedagógica, com abordagem qualitativa e realizada junto a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada, na cidade de Rondonópolis, MT. Como instrumentos de coleta de dados, associados às atividades da UEPS, foram utilizados registros no diário de aula, os materiais produzidos durante o processo de aplicação da sequência e a avaliação final. A análise dos dados se deu a partir de quatro categoria, a saber: Subsunçores; Pré-disposição para aprender significativamente; Diferenciação Progressiva e Reconciliação Integradora; Aplicação dos conhecimentos em novos contextos. Os dados indicam que a proposta foi capaz de identificar os conceitos subsunçores contidos nas estruturas cognitivas dos estudantes, acerca do tema abordado, de promover a diferenciação progressiva e a integração reconciliadora dos conceitos relacionados a fontes de energia e sustentabilidade, de manter os estudantes predispostos a aprender significativamente e a aplicar os assuntos estudados em contextos diferentes aos apresentados em sala de aula, o que faz com que a UEPS proposta possa ser considerada um material potencialmente significativo e sirva de apoio para professores da Educação Básica. Por fim, registra-se que o PE originado deste estudo está disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741438.
Abstract: The research presented in this dissertation is based on the need to promote Science teaching, especially themes related to energy sources and sustainability, in a contextualized manner, which enables the formation of concepts and their applications in everyday life. To this end, support was sought from the Theory of Meaningful Learning to present an alternative to teaching that favors memorization and memorizing the concepts studied in the classroom. From this perspective, the study outlined the objective of producing a didactic sequence - structured in the format of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) - that contributes to the promotion of significant learning about solar energy towards sustainability. The research was guided by the following question: what are the contributions of a UEPS to promoting meaningful learning about solar energy with a view to sustainability? For the development of the investigation, an Educational Product was prepared with the proposal of a UEPS consisting of 11 meetings. This is a Pedagogical Intervention research, with a qualitative approach and carried out with a 9th year elementary school class from a private school, in the city of Rondonópolis, MT. As data collection instruments, associated with UEPS activities, records in the class diary, materials produced during the process of applying the sequence and the final assessment were used. Data analysis took place based on four categories, namely: Subsunçores; Pre-disposition to learn significantly; Progressive Differentiation and Integrative Reconciliation; Application of knowledge in new contexts. The data indicate that the proposal was able to identify the underlying concepts contained in the students' cognitive structures, regarding the topic addressed, to promote progressive differentiation and reconciling integration of concepts related to energy sources and sustainability, to keep students predisposed to learn significantly and apply the subjects studied in contexts different from those presented in the classroom, which means that the proposed UEPS can be considered potentially significant material and serves as support for Basic Education teachers. Finally, it is noted that the EP originating from this study is available at: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741438.
Keywords: Geografia (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Energia solar
Sustentabilidade
Aprendizagem significativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PEREIRA, Ana Paula dos Reis. Uma UEPS para abordar a temática energia limpa visando a sustentabilidade. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2644
Issue Date: 7-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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