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dc.creatorCosta, Lucimelc Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6034055282449015por
dc.contributor.advisor1Pasqualotti, Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749725997811807por
dc.date.accessioned2024-05-03T12:14:34Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucimelc Alves. Vivências sobre investigação para a construção do raciocínio estatístico no ensino fundamental. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2640-
dc.description.resumoO presente estudo refere-se à dissertação de mestrado alocado na linha de pesquisa de Tecnologia da informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Passo Fundo. A pesquisa trata de uma dissertação aplicada de cunho quali-quantitativa, que se justifica pelo uso do ensino investigação como ferramenta para estimular os alunos a pensarem e a construírem situações-problemas para ajudar no processo educacional, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, com a inserção de atividades interativas propostas em um livro paradidático, com jogos nos quais as crianças serão construtoras de seus próprios conhecimentos, o que oportuniza uma aprendizagem com significado, sendo efetiva e duradoura. Isso poderá levar o aluno a perceber que o conhecimento estatístico é importante para sua vida em sociedade e será útil para ajudá-lo a entender o mundo em que vive. A proposta do uso do ensino por investigação encoraja o aluno a explorar, desenvolver estratégias, levantar hipóteses e conjecturas, testar, debater e aplicar ideias matemáticas. Busca-se refletir sobre as práticas pedagógicas dos professores polivalentes ao ensino de Estatística, tendo como base as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, bem como refletir sobre a proposta dos livros didáticos quanto às vivências investigativas. Em relação aos caminhos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como fonte trabalhos científicos com foco no ensino estatístico na Educação Básica. Além disso, houve a criação de um material lúdico, que serviu como referencial para o apoio de todo o trabalho junto ao docente. Como referencial teórico, a pesquisa buscou subsídios no sociointeracionismo, na perspectiva de Lev Semenovich Vygotsky, em que o uso diversificado de recursos didáticos, com a mediação do docente e do outro contribui para a construção do conhecimento, para a socialização e para a interação do aluno. O produto educacional elaborado, disponível em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742160, trata-se de um livro paradidático para o aluno e para o professor, voltado para o ensino estatístico, o qual procura envolver o aluno em atividades investigativas e direcionar o professor com estratégias que mediaram a construção do raciocínio estatístico. A aplicação do produto educacional, por sua vez, ocorreu por meio de uma sequência didática, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade do Gama, Distrito Federal. O resultado da pesquisa será organizado e analisado, durante e após o processo, com atividades desenvolvidas em sala e por meio de diário de bordo, buscando-se relatar as contribuições que o ensino por investigação e por experimentações promoverá no desenvolvimento do raciocínio estatístico.por
dc.description.abstractThe present study refers to the master's thesis allocated to the research line of Information, communication and interaction technology applied to the teaching of Science and Mathematics, of the Postgraduate Program in Teaching of Science and Mathematics, at the University of Passo Fundo. The research deals with an applied dissertation of a qualitative and quantitative nature, which is justified by the use of research teaching as a tool to encourage students to think and construct problem situations to help in the educational process, since the early years of Elementary School, with the insertion of interactive activities proposed in a textbook, with games in which children will be constructors of their own knowledge, which provides opportunities for meaningful, effective and lasting learning. This may lead the student to realize that statistical knowledge is important for their life in society and will be useful in helping them understand the world in which they live. The proposal to use research-based teaching encourages students to explore, develop strategies, raise hypotheses and conjectures, test, debate and apply mathematical ideas. The aim is to reflect on the pedagogical practices of multipurpose teachers when teaching Statistics, based on the guidelines of the National Curricular Parameters and the National Common Curricular Base, as well as reflecting on the proposal of textbooks regarding investigative experiences. In relation to methodological paths, a bibliographical research was carried out using scientific works as a source focusing on statistical teaching in Basic Education. In addition, playful material was created, which served as a reference to support all work with the teacher. As a theoretical reference, the research sought support in sociointeractionism, from the perspective of Lev Semenovich Vygotsky, in which the diverse use of teaching resources, with the mediation of the teacher and others, contributes to the construction of knowledge, socialization and interaction of the student. The educational product developed, available at https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742160, is a paradidactic book for students and teachers, aimed at statistical teaching, which seeks to involve the student in investigative activities and direct the teacher with strategies that mediated the construction of statistical reasoning. The application of the educational product, in turn, occurred through a didactic sequence, with students in the 3rd year of Elementary School, from a public school in the city of Gama, Federal District. The research result will be organized and analyzed, during and after the process, with activities carried out in the classroom and through a logbook, seeking to report the contributions that teaching through investigation and experimentation will promote in the development of statistical reasoning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-05-03T12:14:34Z No. of bitstreams: 1 2023LucimelcAlvesCosta.pdf: 18165198 bytes, checksum: 0d87ce52ea4781f6f7309c0c1ad9e1cc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-03T12:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023LucimelcAlvesCosta.pdf: 18165198 bytes, checksum: 0d87ce52ea4781f6f7309c0c1ad9e1cc (MD5) Previous issue date: 2023-05-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRaciocíniopor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleVivências sobre investigação para a construção do raciocínio estatístico no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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