Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Taís Montelli dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0944597799433126por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.date.accessioned2024-05-03T12:06:35Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Taís Montelli dos. Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de equação do primeiro grau. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2639-
dc.description.resumoO presente estudo, alocado na linha de pesquisa Práticas Educativas em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, tem como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática, estruturada no formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para a promoção de aprendizagem significativa de equações de primeiro grau. A problemática que gerou a investigação se situa na constatação empírica e na revisão de estudos da pouca eficácia do processo de ensino e aprendizagem em equação, especialmente no Ensino Fundamental, apontando para a necessidade de propor alternativas metodológicas. Dessa forma, buscou-se subsídio na Teoria da Aprendizagem Significativa, preconizada por David Paul Ausubel, para responder o seguinte questionamento: quais as contribuições de uma sequência didática, estruturada no formato de UEPS, para a promoção de aprendizagem significativa de equações de primeiro grau? Assim, elaborou-se uma UEPS apoiada nas Tendências em Educação Matemática, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Tal UEPS foi desenvolvida em 20 encontros no decorrer do ano de 2022, em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Passo Fundo, RS. No que diz respeito à pesquisa desenvolvida, a investigação caracteriza-se como qualitativa e teve os registros no diário de bordo da pesquisadora, a avaliação diagnóstica e a avaliação individual dos participantes como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados desdobrando-se nas categorias: subsunçores, predisposição para aprender, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, e aplicação dos conhecimentos em novos contextos. Os resultados da análise, indicam a existência de conceitos subsunçores relacionados a álgebra na estrutura cognitiva dos alunos; que consequentemente tiveram interesse em aprender, efetivaram a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora e aplicaram os conceitos estudados em outros contextos. Elementos que indicam que a UEPS é capaz de promover indícios de aprendizagens significativas sobre o tema estudado. Nessa perspectiva, o estudo deu origem a um material de apoio para professores, que consiste no produto educacional desta dissertação.por
dc.description.abstractThe present study, allocated to the research line Educational Practices in Science and Mathematics Teaching of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo, aims to investigate the contributions of a didactic sequence, structured in the format of Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), to promote meaningful learning of first degree equations. The problem that generated the investigation lies in the empirical finding and review of studies of the ineffectiveness of the teaching and learning process in equation, especially in Elementary Education, pointing to the need to propose methodological alternatives. In this way, we sought support from the Theory of Meaningful Learning, recommended by David Paul Ausubel, to answer the following question: what are the contributions of a didactic sequence, structured in the UEPS format, to promote meaningful learning of first-degree equations? ? Thus, a UEPS was created based on Trends in Mathematics Education, the National Curricular Parameters and the National Common Curricular Base. This UEPS was developed in 20 meetings throughout 2022, in a seventh-year elementary school class at a public school in the city of Passo Fundo, RS. With regard to the research developed, the investigation is characterized as qualitative and had the records in the researcher's logbook, the diagnostic assessment and the individual assessment of the participants as data collection instruments. The data was analyzed into the following categories: subsumers, predisposition to learn, progressive differentiation and integrative reconciliation, and application of knowledge in new contexts. The results of the analysis indicate the existence of underlying concepts related to algebra in the students' cognitive structure; who consequently had an interest in learning, carried out progressive differentiation and integrative reconciliation and applied the concepts studied in other contexts. Elements that indicate that the UEPS is capable of promoting evidence of significant learning on the topic studied. From this perspective, the study gave rise to support material for teachers, which consists of the educational product of this dissertation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-05-03T12:06:35Z No. of bitstreams: 1 2023TaisMontellidosSantos.pdf: 5399073 bytes, checksum: 4e843490057ea65069fbbfe181d6dce4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-03T12:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023TaisMontellidosSantos.pdf: 5399073 bytes, checksum: 4e843490057ea65069fbbfe181d6dce4 (MD5) Previous issue date: 2023-05-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUnidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de equação do primeiro graupor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023TaisMontellidosSantos.pdfDissertação Taís Montelli dos Santos5.27 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.