Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2632
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A efetivação das políticas curriculares (Lei 13.415/2017, BNCC e RCG) para o Ensino Médio nas escolas-piloto do Rio Grande do Sul: um olhar para as perspectivas dos sujeitos escolares
???metadata.dc.creator???: Bukowski, Chaiane 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fávero, Altair Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: A partir de um posicionamento epistemológico dialético crítico, esta Tese, inserida no campo das políticas educacionais da Educação Infantil (BRASIL, 2009a; ABRAMOVAY; 1984; 1985; BARBOSA, 2009; CAMPOS, 1979; 2001; 2010; KRAMER, 1982; 1984; 1985; 2003; 2006; 2007; ROSEMBERG, 1992; 2001; 2002; 2003), teve como objetivo geral elaborar uma crítica teórica sobre a natureza da Política Nacional de Alfabetização (PNA/2019-2022) para a Educação Infantil, reafirmando a função sociopolítica e pedagógica da primeira etapa da Educação Básica no compromisso com a garantia dos direitos das crianças. Como problemáticas orientadoras da investigação, foram traçadas as seguintes perguntas: Que concepção de Educação Infantil e de alfabetização as normativas legais, publicações e ações da Política Nacional de Alfabetização (2019-2022) evidenciam? Qual a natureza da proposta para a Educação Infantil expressa na Política Nacional de Alfabetização? O método utilizado no processo de investigação foi o hermenêutico, mediante uma interpretação analítica e criteriosa dos textos dos documentos que instituíram a Política Nacional de Alfabetização no Brasil (FLICKINGER, 2010; DALBOSCO; SANTA; BARONI, 2018; MATOS DE SOUZA, 2022). No que se refere à metodologia, a pesquisa é de natureza básica; quanto à abordagem do problema, é de natureza qualitativa (BAUER; GASKEL, 2000); quanto aos objetivos, é de natureza exploratória; em relação aos procedimentos, é de natureza bibliográfica e documental (CELLARD, 2008; FÁVERO; CENTENARO, 2019). Para compreender a essência do fenômeno estudado, os dados produzidos foram discutidos a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Pela complexidade do tema da pesquisa, o referencial teórico tomou como âncora uma perspectiva pluralista, visto que foi necessário recorrer à teorização combinada (MAINARDES, 2018; TONIETTO, 2018), partindo das perspectivas epistemológicas i) histórico-cultural (VIGOTSKI, 2005; 2007; 2018); ii) pós-estruturalista (BALL, 2005; 2020; DARDOT; LAVAL, 2016; 2019; 2021; DAHLBERG; MOSS; PENCE, 2019; PERONI, 2006; 2018; 2020); e iii) dialético crítica (FREIRE, 1981; 1989; 2011; 2013; 2014; 2021). A partir da pesquisa, foi possível concluir que as atuais políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e sua revisão (BRASIL, 2009a), normatizam discursos que tencionam como funções sociopolíticas e pedagógicas inserir as crianças na participação de uma sociedade mais livre, justa e solidária, construindo novas formas de sociabilidade, comprometidas com o rompimento das relações de dominação e opressão. Isso supõe garantir o cuidado e a educação integral das crianças, respeitando seus modos próprios de aprender e desenvolver-se na infância, pela via das interações sociais, das relações dialógicas e da brincadeira. Essa perspectiva de educação concebe a escrita como uma linguagem, como um direito social, como bem cultural da humanidade para a expressão de pensamentos, ideias, sentimentos e imaginação. Concepções como essas são centradas numa compreensão democrática de trabalho, o que destoa da natureza individualista, autoritária e compensatória apresentada pela Política Nacional de Alfabetização, que idealiza a Educação Infantil com a função de preparar as crianças para a alfabetização, antecipando conteúdos do Ensino Fundamental, de modo mecânico e tecnicista. Por conseguinte, conclui-se que a PNA, na condição de política educacional de um governo de extrema-direita, concebe a alfabetização como o ensino de habilidades mecânicas de codificação e decodificação, invisibilizando a criança como sujeito de direitos, participante do processo de aprendizagem, pois se centra em um modelo de criança universal, padronizado e homogêneo, ditado pelos princípios do neoliberalismo e do neoconservadorismo.
Abstract: From a critical dialectical epistemological positioning, this Thesis, inserted in the field of Early Childhood Education educational policies (BRASIL, 2009a; ABRAMOVAY; 1984; 1985; BARBOSA, 2009; CAMPOS, 1979; 2001; 2010; KRAMER, 1982; 1984; 1985; 2003; 2006; 2007; ROSEMBERG, 1992; 2002; 2003), had the general objective of reaffirming the role of the National Literacy Policy. sociopolitical and pedagogical aspects of the first stage of Basic Education in the commitment to guaranteeing children's rights. As guiding issues for the investigation, the following questions were outlined: What conception of Early Childhood Education and literacy do the legal regulations, publications and actions of the National Literacy Policy (2019-2022) highlight? What is the nature of the proposal for Early Childhood Education expressed in the National Literacy Policy? The method used in the investigation process was hermeneutic, through an analytical and careful interpretation of the texts of the documents that established the National Literacy Policy in Brazil (FLICKINGER, 2010; DALBOSCO; SANTA; BARONI, 2018; MATOS DE SOUZA, 2022). Regarding methodology, the research is basic in nature; as for the approach to the problem, it is qualitative in nature (BAUER; GASKEL, 2000); as for the objectives, it is exploratory in nature; in relation to procedures, it is bibliographic and documentary in nature (CELLARD, 2008; FÁVERO; CENTENARO, 2019). To understand the essence of the phenomenon studied, the data produced were discussed based on Textual Analysis Discursive (MORAES; GALIAZZI, 2007). Due to the complexity of the research topic, the theoretical framework took a pluralistic perspective as an anchor, as it was necessary resort to combined theorization (MAINARDES, 2018; TONIETTO, 2018), starting from the epistemological perspectives i) historical-cultural (VIGOTSKI, 2005; 2007; 2018); ii) post-structuralist (BALL, 2005; 2020; DARDOT; LAVAL, 2016; 2019; 2021; DAHLBERG; MOSS; PENCE, 2019; PERONI, 2006; 2018; 2020); and iii) dialectical criticism (FREIRE, 1981; 1989; 2011; 2013; 2014; 2021). From the research, it was possible to conclude that the current educational policies for Early Childhood Education in Brazil, such as the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education and its revision (BRASIL, 2009a), standardize discourses that intend as sociopolitical and pedagogical functions to insert the children in participating in a freer, fairer and more supportive society, building new forms of sociability, committed to breaking relations of domination and oppression. This means ensuring the integral care and education of children, respecting their own ways of learning and developing in childhood, through social interactions, dialogical relationships and play. This perspective of education conceives writing as a language, as a social right, as a cultural asset of humanity for the expression of thoughts, ideas, feelings and imagination. Conceptions like these are centered on a democratic understanding of work, which is at odds with the individualistic, authoritarian and compensatory nature presented by the National Literacy Policy, which idealizes Early Childhood Education with the function of preparing children for literacy, anticipating content from Elementary School, in a mechanical and technical way. Therefore, it is concluded that the PNA, as an educational policy of a far-right government, conceives literacy as the teaching of mechanical coding and decoding skills, making the child invisible as a subject of rights, a participant in the learning process , as it focuses on a universal, standardized and homogeneous child model, dictated by the principles of neoliberalism and neoconservatism.
Keywords: Ensino médio - Rio Grande do Sul
Currículos
Prática de ensino
Educação e Estado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BUKOWSKI, Chaiane. A efetivação das políticas curriculares (Lei 13.415/2017, BNCC e RCG) para o Ensino Médio nas escolas-piloto do Rio Grande do Sul: um olhar para as perspectivas dos sujeitos escolares. 2023. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2632
Issue Date: 21-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023ChaianeBukowski.pdfTese Chaiane Bukowski2.18 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.