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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As crenças dos professores de língua portuguesa sobre variação linguística
???metadata.dc.creator???: Sousa, Raquel Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sturm, Luciane
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo intitulado - As crenças dos professores de Língua Portuguesa sobre variação linguística - insere-se na linha de pesquisa Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso e delimita-se às crenças dos professores de língua portuguesa das escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio do estado de Rondônia sobre o fenômeno da variação linguística. O objetivo geral foi investigar as crenças dos professores de língua portuguesa de Rondônia acerca do fenômeno da variação linguística. A escolha por essa abordagem justifica-se pela necessidade de aprofundar as investigações sobre as crenças de professores e suas implicações no contexto escolar, visando despertar nos professores a compreensão, flexibilidade e valorização das variedades linguísticas presentes na sala de aula e na sociedade como um todo. A fundamentação teórica é delimitada por Bagno (1999, 2001, 2007, 2014), Bortoni-Ricardo (2004, 2009, 2008, 2017, 2021), Faraco (2008, 2017), Luchese (2015), Santana (2014), Santos (2019), Silva (2020) no que se refere à variação linguística no Brasil. Quanto às crenças de professores de línguas estrangeiras e língua materna no contexto escolar brasileiro, esta pesquisa está amparada em Barcelos (1995, 2001, 2004) e Madeira (2015). Os PCNs (2000), a LDB (1996), as Orientações para o Ensino Médio (2007) (BNCC, 2017) e Referencial Teórico de Rondônia (2020) trazem as leis que garantem a abordagem da temática em sala de aula. Sobre a metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica com abordagem qualitativa, desenvolvida mediante pesquisa de campo realizada com 61 professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Rondônia. Esta pesquisa provoca a reflexão sobre a influência das crenças dos professores no ensino de LM, normapadrão e a valorização da variação linguística no contexto escolar que visam fortalecer a reflexão, o respeito e o reconhecimento da cultura de cada estudante. Os resultados demonstram que as crenças dos professores de língua portuguesa ainda estão fortemente embasadas no ensino da norma-padrão como sendo a língua correta, a qual deve ser trabalhada em sala de aula com afinco, ainda que alguns professores percebessem a necessidade de se abordar também o fenômeno da variação linguística. É perceptível, então, a necessidade de formação continuada para professores de LM no contexto escolar de RO. Acredita-se que a pesquisa ajudou a estimular um estudo mais aprofundado sobre as crenças dos professores de língua portuguesa em relação à variação linguística e suas implicações pedagógicas em sala de aula, a fim de se realizar um trabalho com a língua portuguesa mais condizente com a língua da qual o aluno faz uso. Palavras-chave: Crenças. Variação linguística. Norma-padrão. Ensino.
Abstract: This study entitled -The beliefs of Portuguese language teachers about variation linguistics - is part of the line of research Constitution and Interpretation of Text and Discourse and is limited to the beliefs of Portuguese language teachers at state teaching schools Primary and secondary education in the state of Rondônia on the phenomenon of linguistic variation. O general objective was to investigate the beliefs of Portuguese language teachers in Rondônia about of the phenomenon of linguistic variation. The choice for this approach is justified by the need to deepen investigations into teachers’ beliefs and their implications in the school context, aiming to awaken in teachers understanding, flexibility and appreciation of linguistic varieties present in the classroom and in society as a whole. The theoretical foundation is delimited by Bagno (1999, 2001, 2007, 2014), Bortoni-Ricardo (2004, 2009, 2008, 2017, 2021), Faraco (2008, 2017), Luchese (2015), Santana (2014), antos (2019), Silva (2020) regarding linguistic variation in Brazil. As for the beliefs of teachers of foreign languages ​​and mother tongue in the Brazilian school context, this research is supported by Barcelos (1995, 2001, 2004) and Madeira (2015). The PCNs (2000), the LDB (1996), the Guidelines for Secondary Education (2007) (BNCC, 2017) and Theoretical Framework de Rondônia (2020) bring the laws that guarantee the topic is addressed in the classroom. Regarding the methodology, this is an exploratory, ibliographical research with a qualitative, developed through field research carried out with 61 language teachers Portuguese language in elementary and high school in state schools in Rondônia. This research provokes reflection on the influence of teachers' beliefs in the teaching of LM, a standard norm and the valorization of linguistic variation in the school context that aim to strengthen reflection, respect and recognition of each student’s culture. The results demonstrate that the beliefs of Portuguese language teachers are still strongly based on teaching of the standard norm as being the correct language, which must be worked on in the classroom with hard, even though some teachers perceived the need to also address the phenomenon of linguistic variation. It is clear, then, the need for continued training for LM teachers in the RO school context. The research is believed to have helped stimulate a more in-depth study of the beliefs of Portuguese language teachers in relation to linguistic variation and its pedagogical implications in the classroom, in order to carry out a I work with the Portuguese language that is most consistent with the language the student uses. Keywords: Beliefs. Linguistic variation. Standard norm. Teaching.
Keywords: Lingüística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SOUSA, Raquel Rodrigues. As crenças dos professores de língua portuguesa sobre variação linguística.2023. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2620
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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